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Como organizar as filas de espera em seu restaurante?

Organizar a fila de espera do restaurante é um dos maiores desafios que os estabelecimentos enfrentam. Afinal, uma fila longa e desorganizada pode espantar a clientela.

Organizar a fila de espera do restaurante é um dos maiores desafios que os estabelecimentos enfrentam. Afinal uma fila longa e desorganizada pode espantar a clientela.

Se por um lado a fila de espera indica que seu estabelecimento é de qualidade e desejado pelo público, uma fila com uma espera maior que o adequado ou sem uma ordem pode aparentar desleixo e falta de preocupação com o bem estar dos clientes.

Por isso separamos algumas dicas para que você pode gerir melhor a fila de espera do seu restaurante.

1) Treine seus funcionários para atender com mais agilidade sem perder a qualidade no atendimento. Muitos funcionários parecem estar perdidos em suas funções. Isso acontece pois muitas vezes eles não recebem o devido treinamento ou não tem suas funções bem especificadas no momento da contratação. Um funcionário treinado e com funções específicas lhe trará mais agilidade e eficácia.

2) Separe um local adequado para o início da fila. Organize seu espaço para que as pessoas não esperem em portas de sanitários, entradas e saídas de funcionários ou encostando em mesas que já estão em uso por outros clientes. Verifique-se de ser arejado e confortável, para que o tempo de espera se torne menos cansativo.

3) Que tal oferecer um mimo aos clientes que esperam? Surpreenda a clientela que ainda aguarda pelo atendimento com um pequeno gesto de carinho. Um bombom com a tag do seu restaurante, uma xícara de café ou um colo de água saborisada. São nos pequenos detalhes que grandes diferenças são percebidas e valorizadas.

4) Deixe o ambiente da espera mais agradável com músicas ambientes ou televisão exibindo imagens relaxantes ou videoclipe.

5) Separe um cantinho especial para as crianças. Aguardar na fila não é uma tarefa fácil, especialmente para a criançada. Então invista em um cantinho de espaço Kids para que famílias com crianças possam aguardar mais confortáveis e sem se preocupar com os pequenos.

6) Automatize alguns serviços. Ter o cardápio digital ou automatizar algumas das tarefas de seu estabelecimento pode trazer mais agilidade na hora do atendimento e com isso diminuir o tempo de aguardo nas filas.

7) Controle o fluxo de pessoas na entrada e na saída com auxílio se senhas, comandas ou recepcionista. Isso ajudará a manter o seu espaço organizado.

9) Disponibiliza serviço de reservas. Já se antecipe e evite as filas de espera se preparando para receber os clientes com reservas agendadas. Especialmente em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos namorados e réveillon, os estabelecimentos tem a procura maior que o normal, o que costuma aumentar muito a espera de clientes por um lugar na casa, pensando nisso anuncie que seu estabelecimento funcionará através de reservas feitas antecipadamente para datas especiais.

10) Ofereça um local para que seu público higienize as mãos enquanto esperam para se servir.

Atenção: Em época de pandemia, como o atual momento do COVID-19, os cuidados com as filas de espera precisam ser redobrados.

Evite aglomerações em seu estabelecimento e reduza o número de pessoas por vez dentro do seu restaurante. Sinalize com faixas adesivas coladas no chão a distância mínima entre uma pessoa e outra. Disponibilize álcool em gel 70% em diferentes pontos do seu estabelecimento, especialmente na fila para o buffet e na entrada do mesmo.

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