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5 Dicas de Como Motivar a Equipe do Restaurante

Veja neste blog 5 dicas de como motivar a equipe do restaurante. A motivação é um fator que influencia na produtividade dos colaboradores.

Saber como motivar equipes é uma das maiores preocupações de qualquer empresa. Isso porque a motivação é, comprovadamente, um dos fatores que mais influenciam na produtividade dos colaboradores e, consequentemente, nos lucros da empresa.

No restaurante, essa realidade não é diferente. Pois o sucesso de um estabelecimento depende, em grande parte, da equipe que o compõe. Sendo assim, cozinheiros, garçons e auxiliares são o coração de qualquer restaurante.

Por isso, contar com funcionários motivados, que se sintam valorizados e importantes dentro do negócio, é essencial para:

  • Garantir um serviço de qualidade, que satisfaça as exigências dos clientes;
  • E ajude a alcançar as metas traçadas pela própria empresa.

Como manter a equipe do seu restaurante motivada?

1 Oriente sua equipe

Superioridade não combina com o trabalho dos profissionais a serem seguidos. A orientação não se resume ao fato de uma pessoa estar acima da outra, está relacionada ao acolhimento e palavras de incentivo, para tornar o serviço melhor, são ações sobre pessoas e como melhorar a produção como um todo.

Saber como se comunicar com a equipe da cozinha mesmo depois de um erro, falar com calma, explicar o porquê deve ser de outro jeito e ter tempo para escutar o que a pessoa tem a falar, é o primeiro passo para o bom entendimento com a equipe. Muitas vezes, é falta de informação ou alguma falha no processo que faz com que, para agilizar, os preceitos das boas práticas de fabricação sejam ignorados.

Seja em conversas em grupo, individuais ou por escrito, é importante que o supervisor evite assumir uma postura defensiva e se disponha a ouvir o que os colaboradores têm a dizer e, se for o caso, resolver quaisquer problemas o mais rapidamente possível.

2 Compartilhe responsabilidades

Em um restaurante, é comum que as funções sejam bem divididas entre as diferentes áreas e profissionais. Porém, essa separação pode gerar um sentimento de desconexão entre os diferentes níveis hierárquicos da empresa.

Como consequência, a falta de diálogo e interação pode levar a atitudes prejudiciais, em que cada colaborador preocupa-se apenas com as tarefas que dizem respeito estritamente à sua função, baseando-se em um pensamento de “este não é meu trabalho, então não preciso fazê-lo”.

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Para evitar esse tipo de cenário, é preciso criar um ambiente de responsabilidade mútua pelo restaurante e pelo objetivo maior da empresa: servir bem o cliente.

Quando a equipe divide responsabilidades, gera-se mais interação e mais integração, fazendo com que todos se sintam que seus esforços valem a pena que podem, de fato, colaborar para o sucesso da empresa.

3 Busque feedbacks

Um dos segredos para motivar equipes é buscar ouvir o que cada um dos seus membros pensa sobre a empresa, seus colegas e o dia a dia do seu trabalho.

Seja em conversas em grupo, individuais ou por escrito, é importante que o gestor evite assumir uma postura defensiva e se disponha a ouvir o que os colaboradores têm a dizer e, se for o caso, resolver quaisquer problemas o mais rapidamente possível.

Importante ressaltar que o objetivo não é lavar roupa suja entre a equipe, mas buscar feedbacks que possam dar sugestões e insights para melhorar o ambiente de trabalho, a relação entre os funcionários e, consequentemente, sua motivação.

4 Promova treinamentos

Capacitar seus funcionários é outra excelente forma de motivar equipes. Quando os colaboradores sentem que a empresa zela por seu desenvolvimento profissional, eles se sentem mais valorizados e tendem a se engajar ainda mais com suas atividades e com os objetivos traçados.

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Além disso, profissionais mais bem capacitados exercem melhor suas funções e entregam ao cliente um serviço de qualidade, impactando diretamente na imagem e no sucesso do estabelecimento.

Por essa razão, tornar o ambiente de trabalho um lugar mais agradável, fazer com que as pessoas se identifiquem com a empresa, unir a equipe e fazer com que cada pessoa entenda e valorize seu papel, são ações imprescindíveis para a qualidade de trabalho.

5 Seja justo

Boa parte do sucesso em motivar equipes passa por um tratamento igualitário de todos os funcionários. Favoritismos e inconsistências ao lidar com diferentes membros do time geram desequilíbrios e alimentam um sentimento de impotência que acaba por desmotivar a equipe e desestruturar o ambiente.

Quando necessário corrigir, de forma privada, converse com calma e escute o que o outro tem a dizer. Muitos fatores podem influenciar nas ações dos membros da equipe, problemas particulares ou até mesmo não concordar com alguma questão em relação a liderança no ambiente de trabalho.

Importante ressaltar que o objetivo é a harmonia entre a equipe, buscar feedbacks que possam dar sugestões e insights para melhorar o ambiente de trabalho, a relação entre os funcionários e, consequentemente, sua motivação. Sendo assim, cabe ao gestor fazer com que todos se sintam valorizados e saibam que são parte essencial no dia a dia do restaurante, sabendo reconhecer seus esforços e méritos.

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