Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Como limpar aço inox da forma correta: acerte na limpeza!

O aço tem durabilidade excelente, mas mesmo assim precisa de cuidados. Veja como limpar aço inox do jeito certo para prolongar ao máximo seu tempo de uso.

Adquirir equipamentos de aço inox para a sua cozinha é um dos melhores investimentos que você pode fazer.

Este material tem muitos benefícios, como por exemplo ter uma durabilidade incrível, não absorver nada dos alimentos – como odores, coloração nem gostos – e ser muito resistente.

Apesar de não aderir à sujeira em geral, é importante saber exatamente como limpar aço inox.

O aço inoxidável possui durabilidade e resistência à corrosão excepcionais, muito maior do que qualquer outro material.

Mas, como qualquer outro, ele também precisa receber alguns cuidados específicos para que seu aproveitamento seja o melhor possível e sua vida útil se extenda o máximo que der.

Acompanhe as nossas dicas e saiba como limpar aço inox da melhor forma possível!

O que não fazer com seus equipamentos de aço inox

Primeiramente, é bom saber o que evitar ao lidar com o seu material de inox.

O responsável pela resistência à oxidação é a película de cromo que o protege superficialmente.

Portanto, veja alguns cuidados básicos para que essa camada não seja danificada:

  • Não riscar: Qualquer coisa que possa arranhar o material e deixar a superfície rasurada com profundidade pode estragar, então é bom evitar usar colheres de alumínio nas panelas, esponja de aço, entre outros;
  • Nunca deixar água acumulada: A água parada na superfície pode manchar e acabar com a camada de proteção dos equipamento de aço inox, portanto sempre tome cuidado com isso e com restos de comida que possam grudar;
  • Cuidado com o cloro: Essa dica vai muito ao encontro da anterior, porque ele é muito encontrado na água de torneira. Além disso, também se encontra em outros produtos, como sal e principalmente limpadores industriais. Portanto, nunca deixe manchas localizadas de produtos que podem conter cloro, seque bem a água e tire bem todos os produtos que não forem para polir.

Como limpar aço inox e deixar tudo perfeito

As dicas de manutenção e sobre como limpar aço inox são simples, porém necessitam de atenção.

Quase tudo está baseado em usar o material correto para que ele não estrague.

As ordens são: não riscar, de jeito nenhum, e evitar ao máximo coisas que aumentam as chances de oxidar, como manchas de umidade e água parada.

Confira as dicas:

  • Use as ferramentas corretas de limpeza: Panos de microfibra, esponjas de nylon ou as bem suaves, colheres e espátulas de plástico, borracha ou silicone são ideais. Tudo que for mais suave possível para não machucar a superfície do equipamento;
  • Sempre limpe no sentido correto: Geralmente o aço inox tem umas linhas bem suaves em uma certa direção. Se você pode vê-las, sempre limpe no mesmo sentido para evitar manchas, principalmente quando tiver que usar algum produto mais abrasivo;
  • Use os químicos corretos: Os ideias para limpar aço inox são à base de produtos alcalinos, cloro alcalino ou sem cloro.

Dica extra: Existem alguns produtos específicos que não só limpam, mas ajudam a proteger o filme de cromo, recomendados frequentemente no uso para desinfetar os equipamentos.

No caso de já haverem sinais de ferrugem no seu equipamento, siga estes passos:

  1. Descubra o que está causando a oxidação para bloqueá-lo;
  2. Use uma esponja que não risca, para retirar o excesso da ferrugem;
  3. Aplique uma pasta de limpeza específica para tirar ferrugem na parte afetada, com as recomendações citadas acima, com um pano de microfibra;
  4. Com um pano molhado, tire qualquer excesso da pasta do material;
  5. Use sempre produtos para polir seu equipamento e restaurar a camada protetora.

Caso vá utilizar água sanitária ou similares, dilua em água.

Nunca coloque o cloro diretamente em contato com o material de inox.

Avalie o nível da sujeira e se for muito intensa, deixe de molho em detergente antes de limpar, para evitar a necessidade de fazer força e acabar riscando o inox e sua camada protetora.

—–

Gostou das dicas sobre como limpar aço inox? Não deixe de conferir a linha de produtos em aço inox que a Loja Brazil oferece e turbine seu estabelecimento com a melhor qualidade e melhores condições do mercado!