Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Como escolher o Fogão Industrial para sua Cozinha?

Em uma cozinha profissional, um dos passos mais importantes é, certamente, a escolha do fogão industrial.

Em uma cozinha profissional, um dos passos mais importantes é, certamente, a escolha do fogão industrial.

Esse equipamento merece muita atenção no momento da compra, pois influencia diretamente nos processos da cozinha, por ser o utensílio principal no preparo de grandes quantidades de receitas.

Existem aspectos distintos que influenciam na escolha do fogão industrial, o que vai muito além de valores. Os modelos necessitam ser eficazes e que proporcionem aos chefs realizar suas funções de forma mais rápida e prática.

Neste artigo, iremos apresentar as principais funcionalidades de cada modelo, para você fazer a escolha de forma assertiva de acordo com as suas necessidades. Confira!

Como escolher o Fogão Industrial para sua Cozinha?

Pode parecer apenas um detalhe, mas na hora de comprar um fogão industrial novo, entender o material de que ele é feito e como se encaixa em seu espaço, irá deixar o ambiente mais agradável, assim como influenciar na durabilidade do produto.

As opções mais encontradas no mercado, são os fogões de aço carbono e de aço inox. Os de aço carbono, costumam ser escolhidos por exigirem um investimento menor. No entanto, quando se pensa em um investimento a longo prazo, o aço inoxidável é, sem dúvidas, a melhor escolha.

O chamado aço inox, é uma liga composta de ferro e crômio que pode conter também a presença de outros tipos de metais. Devido à sua composição, o aço inox apresenta uma alta resistência à oxidação, o que torna os equipamentos muito mais duradouros. Para fogões industriais, os tipos mais comuns são de aço inox 304 e o 201.

O fogão industrial é o produto ideal para quem procura mais potência, robustez, durabilidade e eficácia na cozinha. Com ele, é possível preparar vários pratos ao mesmo tempo e de forma rápida, o que é fundamental para quem busca eficiência no dia a dia. O principal benefício do fogão industrial para o fogão convencional é a rapidez do cozimento. As chamas são mais potentes e, dessa forma, as receitas são preparadas com mais agilidade, otimizando o tempo.

O aço inox, é visto como uma das formas mais rígidas e duráveis, com grande resistência aos agentes corrosivos ou danos externos e ainda limpeza facilitada, compondo assim, uma ótima opção para o consumidor que busca qualidade, durabilidade e eficácia.

Cada tipo de cozinha exige um modelo específico de fogão. O que precisa ser levado em consideração, é a quantidade de refeições preparadas por dia e ficar atento as normas exigidas pela Vigilância Sanitária.

Quantidade de queimadores / bocas

Os queimadores ou bocas do fogão, são os responsáveis pela saída das chamas. Há a possibilidade de escolher a quantidade de queimadores e o formato, podendo optar por simples ou duplos.

• Um ou dois queimadores: indicados para cozinhas menores que possuem pouco espaço e estabelecimentos que não possuem muitas variedades.

• Quatro queimadores: indicado para estabelecimentos médios, onde é possível uma variedade maior de alimentos.

• Seis queimadores: exige espaço amplo, é ideal para cozinhas espaçosas e com grande demanda de produção, sendo possível preparar vários pratos ao mesmo tempo.

• Oito queimadores: necessita de um espaço maior, ideal para cozinhas industriais que produzam maior número de refeições, indicado para cozinhas com cardápios variados.

• Dez queimadores: é preciso levar em consideração o consumo de gás, pela quantidade de alimentos sendo preparados simultaneamente. Ideal para cozinhas onde há uma grande variedade de pratos.

Uma questão importante na hora de comprar um fogão industrial é a grelha do queimador, onde a panela ficará apoiada. O tamanho da grelha pode variar de acordo com cada modelo. Os mais comuns são de 30x30cm, 38x38cm ou 40x40cm.

Outro aspecto relevante, seriam os perfis utilizados, que são os espaços entre as grelhas. O perfil pode ser de 4cm, 7cm, 8cm e 10cm. Quanto maior a panela utilizada, maior o perfil solicitado, para que seja possível o manuseio simultaneamente.

Fogão Industrial com ou sem Forno

Existe opções de fogão industrial com forno ou sem. Contudo, em cozinhas comerciais ou industriais, os fornos acoplados costumam auxiliar na demanda.

Alimentos assados, são comuns em muitos estabelecimentos, por isso, o Forno Industrial, é um equipamento que não pode faltar nas cozinhas profissionais e para quem busca mais agilidade. É importante levar em consideração o que será produzido, o tempo de cocção, a diversidade e quantidade dos alimentos que serão trabalhados.

Alta Pressão / Baixa Pressão

Na hora de comprar o fogão industrial é preciso entender que existem diferenças entre os modelos de alta e baixa pressão.

Fogões de alta pressão, são mais potentes, não possuem reguladores e o gás vai direto do botijão para o fogão e consequentemente são mais difíceis de fazer a regulagem da intensidade das chamas. Modelos de alta pressão, são indicados principalmente no preparo de frituras ou grandes quantidades nas produções. Esse modelo costuma ser mais acessível do que fogões de baixa pressão, sendo que o consumo de gás é maior.

Nos modelos de baixa pressão, é possível aproveitar melhor o uso de gás, por conta de seus reguladores. Modelos de baixa pressão são mais funcionais e possuem resultados superiores aos de alta, principalmente no cozimento dos alimentos mais delicados onde se faz necessário o ajuste das chamas. Apesar do fogão de baixa ter potência inferior, há a opção de queimadores duplos, similares ao fogão de alta, porém com o diferencial de ser possível acender as duas chamas ou uma e regulá-las individualmente.

Tem alguma dúvida ou não sabe qual fogão melhor se adapta ao seu espaço?

Acesse o site da Loja Brazil que te ajudaremos nessa decisão!