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Como aproveitar as dicas dos seus clientes?

Manter um canal de comunicação com seu cliente é fundamental para o sucesso do seu negócio – afinal, o feedback dado por eles é capaz de aprimorar seu empreendimento e atrair ainda mais pessoas.

O seu cliente pode ser o seu maior aliado, você sabia? Mas para isso você precisa saber como aproveitar ao máximo as dicas que ele tem para te dar!
Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar a potencializar o seu negócio levando em consideração a opinião do seu consumidor.
Manter um canal de comunicação com seu cliente é fundamental para o sucesso do seu negócio – afinal, o feedback dado por ele é capaz de aprimorar seu empreendimento e atrair ainda mais pessoas. Para isso, é necessário, em primeiro lugar, construir meios de comunicação que atendam às necessidades do seu público e facilitem o atendimento bem como o recebimento de críticas, ideias e sugestões: e-mail, instagram, facebook, SAC, atendimento presencial, pesquisa de satisfação de atendimento, entre outros. Para que se consiga mensurar e avaliar o grau de satisfação de seu público, bem como para conhece-lo cada vez mais e melhor, pesquisas são muito importantes.

Uma vez consolidado esse relacionamento, é imprescindível extrair o melhor do que eles têm a dizer e usar isso sempre a seu favor: por exemplo, se um número expressivo de seus clientes recomendaria seus serviços a outras pessoas, externalizar a excelência de seu serviço é uma maneira de se promover e mostrar-se atento aos feedbacks recebidos. Além disso, manter os canais de comunicação sempre ativos e estar atento às interações que chegam é primordial, tanto para o controle de críticas quanto para o gerenciamento de sugestões e administração de novas ideias – fazer seu cliente se sentir importante e com suas necessidades atendidas é primordial para a boa experiência que ele terá com seu negócio: para potencializar essa relação, uma boa pedida é investir em uma equipe preparada, capacitada e treinada para garantir que as expectativas dos consumidores sejam sempre atendidas. Para isso, contar com os mesmos profissionais na resolução das demandas é essencial, pois o acompanhamento de cada cliente de maneira personalizada deve ser continuo e se possível tratado pelo mesmo colaborador – isso criará uma maior proximidade entre a empresa e o cliente. A sensação de que podem se expressar livremente e, mais do que isso, de que são de fato ouvidos e respeitados, é o que fará com que seus clientes queiram sempre estreitar a relação com você e seu negócio, trazendo sempre dicas e sugestões que visem à melhorar seu empreendimento.

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Uma outra maneira de demonstrar cuidado e atenção com seu cliente, mostrando preocupação com o que ele tem a dizer, é o oferecimento de brindes, produtos exclusivos e até a criação de cartões fidelidade – não só demonstra a preocupação em estreitar a relação como passa a ideia de que a opinião dele é importante para você. Fazer com que seu cliente se sinta importante e parte do processo de melhoramento do seu negócio é importante para que, juntos, vocês sejam mais fortes, afinal de contas, a adoção de todas essas medidas o surpreenderá positivamente, e o esforço da empresa em se comunicar direta e pessoalmente com seu consumidor será sempre recompensado.
Valorizar as dicas e opiniões dos seus clientes fará seu atendimento subir de nível e de conceito. Agregando mais qualidade e excelência ao seu estabelecimento.

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