Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Como aliar produção de alimentos e preservação ambiental?

A produção de alimentos é uma das atividades que mais utiliza recursos naturais - como água, energia, minerais e solo. Veja como mudar isso!

Bons hábitos alimentares, ajudam não somente a nossa saúde mas também o meio ambiente. Você já parou para analisar que a sua alimentação é uma escolha capaz de mudar o planeta e a relação entre alimentação e meio ambiente vai além do que está diante de nossos olhos?

Nossa alimentação tem um papel na prevenção de doenças e até mesmo no tratamento delas. Mas o impacto do que comemos vai muito além disso. A gastronomia sustentável tem, direta ou indiretamente, um importante papel social, econômico, cultural e ambiental.

Nossas atitudes têm relação entre alimentação e preservação do meio ambiente e devem fazer a diferença. Já somos 7 bilhões de pessoas no mundo e mal sabemos os impactos que causamos.

A produção de alimentos para os seres humanos e animais é uma das atividades que mais utiliza recursos naturais – como água, energia, minerais e solo.

E se daqui alguns anos, formos quase 10 bilhões de pessoas, quais os caminhos para aumentar a produção? Seriam: desmatar, exaurir o solo, usar mais agrotóxicos, por apenas mais produção? Estes não são bons caminhos a serem escolhidos.

Comer faz parte da vida, das relações sociais e dos nossos momentos de prazer, porém, é importante saber que as decisões que tomamos sobre nossa alimentação, causam impactos ambientais, sociais e econômicos nas cadeias de produção.

Para que o alimento chegue até nós, são usados diversos recursos naturais que mudam constantemente. Árvores, florestas, animais, rios e terras, foram consumidos para dar lugar às lavouras – as escolhas sobre nossa alimentação fazem parte de um contexto maior do que imaginamos.

Como aliar a produção de alimentos e preservação ambiental

A falta de consciência sobre nossas atitudes pode destruir o planeta. Então, se faz necessário entender que nós temos o poder de influenciar a produção dos alimentos.

1.Quais atitudes implantar?

A maneira como a produção dos alimentos é feita atualmente, pode e deve mudar e depende de cada um de nós. Nesse sentido, algumas atitudes podemos começar a implantar para essas mudanças:

  • Mudar nossas atitudes;
  • Buscar informações;
  • Consumir produtos na qual conhecemos a origem;
  • Dar preferência para alimentos regionais e com certificação ambiental;
  • Buscar dietas mais equilibradas e diversificadas;
  • Exigir alimentos que respeitem a natureza em sua produção;
  • Preferência de alimentos à base de plantas;
  • Consumo, quando possível, de alimentos orgânicos;
  • Preferência a alimentos minimamente processados;
  • Economia de recursos e contenção do desperdício de alimentos;
  • Conservação da biodiversidade e proteção de espécies ameaçadas de extinção;
  • Redução da emissão de gases poluentes e da produção de resíduos;
  • Respeito à cultura de cada região.

As comidas não aparecem por acaso nas prateleiras dos supermercados. Não temos conhecimento dos impactos do ciclo por trás da produção ao meio ambiente e também para a sociedade. Justamente por não conhecer este caminho, não notamos o quanto os alimentos são desperdiçados. Além disso, não temos consciência do problema em desperdiçar.

2.Desperdício em números na América Latina

Na América Latina, do total de alimentos perdidos ou desperdiçados, 28% ocorrem na etapa de consumo final, 28% no pós-colheita, 22% são desperdiçados e perdidos durante o manuseio e armazenamento, 17% durante a distribuição e comercialização e 5% durante o processamento, conforme mostra o gráfico abaixo:

imagem blog producao de alimentos 793 x 305 px - Como aliar produção de alimentos e preservação ambiental?

No Brasil, de 10% a 15% das pessoas estão sem acesso a alimentos suficientes para uma vida ativa e saudável e em contrapartida, o desperdício de alimentos acontece de forma tão abundante.

Em um mundo onde a globalização e a urbanização se caracterizam por impedir hábitos alimentares saudáveis, é muito difícil adotar quaisquer práticas saudáveis que contradigam os interesses econômicos da saúde pública.

Uma boa alimentação é mais do que apenas a ingestão de nutrientes. Esse hábito cotidiano também contribui para a preservação ou degradação da natureza. Do plantio à colheita, a importância da consciência ambiental durante as refeições determina o que é um alimento ecologicamente sustentável.

Para ficar por dentro das nossas novidades e ter acesso a mais conteúdos exclusivos sobre gastronomia, siga a Loja Brazil nas redes sociais. Até a próxima!