Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Comfort Food: o que é?

Já ouviu falar em Comfort Food? São sensações que a comida provoca, como: acalmar a mente, despertar memórias, aliviar a dor. Saiba mais!

A maneira como nos alimentamos está diretamente relacionada às emoções, pois os sentimentos muitas vezes interferem nas escolhas alimentares. Alguns alimentos específicos, associados a determinadas ocasiões, podem proporcionar a sensação de conforto psicológico.

Afinal,você sabe o que é Comfort Food?

O termo Comfort Food, surgiu para atribuir à alimentação, não apenas a função de suprir as necessidades nutricionais do nosso corpo, mas também para assumir a capacidade de despertar emoções através de aromas, formatos, sabores, cores e texturas. O que conduz a culinária comfort é a simplicidade, onde estimula as memórias boas, à infância e momentos que merecem ser recordados.

O nome diz tudo: comfort – é uma reminiscência de conforto, de comida afetiva, aquele cheiro particular da cozinha que invade o resto da casa e fica na nossa memória para sempre. A comida pode acalmar a mente, despertar memórias, satisfazer desejos, aliviar a dor e reproduzir sentimentos.

Esse alimento que induz memórias e traz uma sensação de bem-estar e cuidado, remete para a infância e está ganhando cada vez mais seguidores em todo o mundo. O olfato é o sentido que nos traz lembranças de ambientes confortáveis que já vivemos em algum momento.

imagem blog comfort food 793 x 305 px - Comfort Food: o que é?

Os confortos dos lares, não relacionados apenas a estética, como equipamentos de qualidade, mesas e bancadas em aço inox, por exemplo, mas ao que o ambiente em si desperta, os momentos vivenciados nele.

A alimentação pode dizer muito sobre um indivíduo, sobre sua cultura, estilo de vida e preferências, características que se desenvolvem desde os primeiros anos de vida, quando os hábitos alimentares começam a se formar.

Além dos hábitos alimentares já arraigados na família, essas escolhas são influenciadas diretamente pela cultura em que a pessoa vive, que inclui questões de religião, raça e classe social.

Categorias do Comfort Food

Os alimentos Comfort Food, se associam a um grupo de pessoas ou a um tempo marcante de vivência e podem se dividir em quatro categorias:

  • 1) Alimentos nostálgicos;
  • 2) Alimentos de indulgência;
  • 3) Alimentos de conveniência;
  • 4) Alimentos de conforto físico.

1) Alimentos nostálgicos: seu consumo é para remeter a um período, pessoa ou lugar marcante na vida do indivíduo, como forma de matar a saudade.

2) Alimentos de indulgência: despertam o sentimento de que o prazer obtido pelo consumo tem um valor maior do que aspectos nutricionais ou até mesmo seu preço. Eles suprem uma dor emocional. É comum que estes alimentos sejam utilizados como medida compensatória para restabelecer a sensação de bem-estar.

3) Alimentos de conveniência: são aqueles preparados para serem consumidos sem necessidade de preparo – de formas práticas e rápidas, como os alimentos industrializados, congelados ou aqueles adquiridos através de delivery.

imagem blog comfort food 2 793 x 305 px - Comfort Food: o que é?

4) Alimentos de conforto físico: são aqueles que possuem uma junção de componentes capazes de proporcionar sensação de prazer. Os alimentos de conforto físico, possuem uma composição, textura ou temperatura que proporcionam a melhoria no estado emocional e no estado físico.

Desta forma, podemos observar que uma alimentação Comfort Food, tem como objetivo maior, despertar prazer ou alívio emocional.

Já conhece os equipamentos em aço inox da Loja Brazil? Se deseja esse conceito industrial para dentro da sua casa também e levar mais qualidade e bem-estar para as refeições em família, confira a diversidade de opções acessando nosso site, basta clicar no botão abaixo:

Site Loja Brazil