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Cliente: O bom atendimento de hoje é o retorno de amanhã!

O primeiro contato que o cliente tiver com o seu estabelecimento definirá se ele retornará ou não para isso é necessário...

Tempo estimado para leitura: 2 minutos

CONQUISTANDO O CLIENTE!

Hoje iremos abordar dois assuntos que se complementam: gastronomia e comportamento. Muita gente quando ouve o termo gastronomia, associa-o diretamente a culinária, porém, sabemos que o termo gastronomia abrange uma série de assuntos que vão muito além, entre eles: equipamentos e produtos gastronômicos, bebidas, alimentação, empreendedorismo, cultura e por fim, comportamento.

Cada um desses temas são de fundamental importância para você que já tem o seu estabelecimento comercial ou pretende abrir o seu próprio negócio, mas não menos importante, para chefes de cozinha e entusiastas da gastronomia que buscam entender e se aperfeiçoar no ramo.

Um bom atendimento para a maioria das pessoas pode se limitar a agir com respeito e educação perante o seu cliente. Mas, o verdadeiro atendimento que conquista e fideliza é aquele que ultrapassa as barreiras da normalidade e prova o seu verdadeiro valor ao público. Isso acontece quando o estabelecimento se coloca no lugar do consumidor e o trata de maneira justa e empática, sempre ressaltando que cada cliente é único e especial.

Quando a nossa refeição é feita fora de casa, o que é considerado comum nos dias atuais, buscamos comer bem, não é mesmo? E entre um almoço e outro, notamos que existem dois itens que são bastante valorizados pela maioria dos clientes – o atendimento e a organização do estabelecimento.

Tenha sempre em mente que seu estabelecimento não vende apenas pratos, e sim atendimento, ambiente, produtos, recomendações e principalmente – sensações que a experiência em seu restaurante é capaz de proporcionar aos consumidores. Sair satisfeito de um restaurante, por exemplo, não é apenas ter se alimentado bem, mas sim ter uma experiência positiva: antes, durante e pós refeição.

Sabemos que existem particularidades que contribuem com a valorização do ambiente, seja um detalhe no cardápio, um atendimento diferenciado, um buffet com um Rechaud mais requintado e sofisticado, ou até mesmo uma decoração bem planejada.

 

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Ouça seus clientes. Eles dirão tudo sobre seu Restaurante

Além de oferecer uma deliciosa refeição, é de suma importância pensar nos detalhes. O empreendedor que souber valorizá-los, com certeza ganhará a fidelidade do seu cliente, além do destaque frente a concorrência. A constância na maneira zelosa de tratar o público estabelece uma relação de confiança entre as partes e resulta em boas indicações e avaliações para o estabelecimento.

Outro ponto importante é entendermos o momento, ou seja, cada vez mais as pessoas estão correndo contra o relógio, recebendo inúmeras informações ao mesmo tempo, sendo assim, o primeiro contato que o cliente tiver com o seu estabelecimento definirá se ele retornará ou não. Se através de pequenos detalhes, conseguir prender a atenção do cliente, dando-lhe motivos para se encantar com o estabelecimento, certamente você terá grandes chances de conquistá-lo.

Considerações Finais

Especialistas apontam a empatia como uma poderosa arma para se entender profundamente um cliente, e assim, desenvolver um modelo de atendimento diferente dos concorrentes que se destaque no mercado.

O grande segredo do sucesso está em não se contentar somente com o que é bom e comum, mas em correr atrás de aperfeiçoamento e entregar o que de fato não é normal de ser visto por aí – o extraordinário.

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