Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Chocolate x Intolerantes à Lactose: Como se deliciar sem se preocupar com restrições

Hoje em dia, dietas restritivas estão cada vez mais em voga, seja por intolerâncias alimentares ou por opção pessoal. Independentemente do motivo que for, ter uma restrição alimentar não é sinônimo de limitação no paladar. Por isso, viemos te provar como é possível aproveitar todas as delícias achocolatadas, até mesmo para aqueles que não consomem lactose ...

Depois de beber leite ou derivados, algumas pessoas podem sentir dor abdominal, náuseas, mal-estar, diarreia e flatulência. De um modo geral, esses sintomas são considerados um simples desconforto. Mas tome cuidado, se sentir desconforto após meia hora a duas horas de consumir produtos lácteos, você deve procurar ajuda médica, porque isso pode significar intolerância à lactose, ou seja, a rejeição do corpo ao leite e seus derivados.

Não há cura para a intolerância à lactose, mas os sintomas podem ser tratados limitando os laticínios. Se a intolerância não for severa, o indivíduo não precisa excluir nenhum alimento que contenha lactose da dieta. Gradualmente, descobrirá quais produtos poderá consumir sem sentir tantos sintomas.

Hoje em dia, dietas restritivas estão cada vez mais em voga, seja por intolerâncias alimentares ou por opção pessoal. Seja por qualquer motivo, ter uma restrição alimentar não é sinônimo de limitação no paladar. Por isso, viemos te provar que é possível aproveitar todas as delícias achocolatadas, até mesmo para aqueles que não consomem lactose.

O MERCADO JÁ SE ADAPTOU

Com a crescente do mundo fitness e a busca das pessoas por opções cada vez mais saudáveis, diversas marcas estão focadas em atender esse público que visa aliar sabor com segurança ao se alimentar.

Por isso, adaptada à realidade de milhares de brasileiros, diversas empresas estão investindo cada vez mais em opções livres do leite da vaca – as principais marcas do mercado já disponibilizam produtos lacfree, além de glúten, soja e açúcar free.

FAÇA VOCÊ MESMO

Outra boa opção é tirar um tempinho gostoso e de qualidade em família ou amigos para testar receitas funcionais, deliciosas e sem lactose.

Isso é possível através da internet, onde encontramos diversas dicas de bolos, tortas, brownies e doces que são livres de leite e derivados, o que facilita a vida de quem precisa ou prefere se restringir desse alimento.

Para te mostrar como pode ser prático preparar a sua própria sobremesa sem lactose, separamos 2 receitas do site Tudo Gostoso, para que possa se inspirar:

1. BROWNIE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

imagem blog chocolate 1 793 x 305 px - Chocolate x Intolerantes à Lactose: Como se deliciar sem se preocupar com restrições

INGREDIENTES:

2/3 de xícara de cacau em pó

1/2 xícara de farinha de amêndoa

1 pitada de sal

2 ovos

1 + 1/2 xícara de açúcar

1 colher (chá) de essência de baunilha

90ml de óleo de coco

100g de chocolate amargo sem glúten e sem lactose

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela, misture o cacau em pó, a farinha de amêndoa e o sal, reserve.

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar.

Acrescente a essência de baunilha, a mistura reservada e o óleo de coco.

Misture bem até formar uma massa homogênea.

Adicione o chocolate amargo sem glúten e sem lactose.

Unte uma forma com óleo de coco, coloque uma folha de papel-manteiga e unte também.

Coloque a massa e leve ao forno preaquecido (180°C) por cerca de 35 minutos.

2. MOUSSE DE CHOCOLATE

imagem blog chocolate 2 793 x 305 px - Chocolate x Intolerantes à Lactose: Como se deliciar sem se preocupar com restrições

INGREDIENTES:

500g de chocolate meio amargo da marca Garoto (não tem leite na fabricação)

1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar refinado

Um pacotinho de gelatina sem sabor e incolor

1 e 1/2 xícaras de água ou leite soja

Uma colher (sopa) cheia de emulsificante para sorvete

MODO DE PREPARO:

Pique o chocolate e derreta no micro-ondas na potência 5 por 2 minutos e 45 segundos, ou até derreter totalmente.

Dissolva a gelatina sem sabor conforme a instrução do verso do pacote.

Coloque na tigela da batedeira o açúcar, o leite ou a água, o emulsificante, a gelatina sem sabor, o chocolate e bata até tomar consistência de chantilly ou mousse.

Essa receita serve tanto para mousse, como para recheio e cobertura de bolos de chocolates.

Pode variar colocando morangos ou cerejas.

E ai, ficou fácil se inspirar? A vida de quem não consome lactose pode sim ser mais doce.

Já conhece a Loja Brazil? Não deixe de nos seguir nas Redes Sociais!