Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Chegou o Verão: Gastronomia e Negócios!

Chegou o verão, gastronomia e negócios. Prospecte e fidelize clientes na alta temporada. Saiba como atrair turistas...

Que tal aproveitar a alta temporada para aumentar o seu faturamento?

O verão chegou e o ano de 2022 promete muitas mudanças de comportamentos que existem devido a pandemia – novos hábitos, novas experiências, novos contatos.

E é juntamente com este clima de festividades que a alta temporada em diversas cidades do nosso país tropical começa.

Por isso, eu inicio o papo perguntando: “Como vocês estão se preparando para este novo ciclo que se inicia cheio de oportunidades?

Sabemos que este é um período muito bom para os comerciantes, em especial aos do segmento gastronômico, afinal, milhares de turistas desembarcaram em diversas cidades e contribuem com o aumento das vendas de produtos e serviços que os estabelecimentos locais oferecem.

Balneário Camboriú, localizada no litoral norte do estado de Santa Catarina, é um exemplo dessa mudança. A megaobra que aconteceu em 2021, ampliou a faixa de areia de 25 metros para 75 metros, com possibilidade de após o período de assentamento ficar em 70 metros.

O turismo é um dos fatores determinantes da economia local desta bela cidade litorânea. Balneário Camboriú, segundo estimativa do IBGE, possui cerca de 149 mil habitantes fora da temporada.

imagem blog chegou o verao 793 x 305 px - Chegou o Verão: Gastronomia e Negócios!

Antes da pandemia, a cidade recebeu cerca de 1 milhão de pessoas durante as festividades de fim de ano. Para a virada de ano 2021 – 2022, a Secretaria Municipal de Turismo espera que 1,5 milhão de pessoas visitem a cidade entre janeiro e março.

O aumento significativo no faturamento que os estabelecimentos gastronômicos alcançam nessa época é determinante para a economia da cidade. A rede hoteleira em 2021 – 2022, comemorou 97% de ocupação neste réveillon.

Muitas cidades brasileiras também passam por esse aumento exorbitante de turistas durante as altas temporadas, tanto no verão quanto no inverno, o que é o caso de algumas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

ALTA TEMPORADA

Como dito anteriormente, a alta temporada é o período da oportunidade, mas para que tudo saia como o planejado é essencial que haja muita dedicação e visão.

Conquistar o cliente de uma maneira com que ele alcance suas expectativas e surpreender ele de maneira positiva é o melhor caminho a buscar.

Para isso é preciso estar preparado para realizar um bom atendimento, potencializando o que de melhor o seu estabelecimento pode oferecer tanto em equipamentos quanto em gestão.

É nessa hora que a criatividade de um bom empreendedor pode fazer toda a diferença.

Devido aos dias quentes comuns durante este período, há um grande aumento na comercialização de bebidas. Produtos como cervejas, sucos naturais, águas e refrigerantes muitas vezes tornam-se o carro chefe da temporada.

Uma boa dica de estratégia que alguns restaurantes, bares e pubs criaram é a chamada “harmonização”.

O que isso significa?

Harmonizar neste contexto é:

  • Encontrar o casamento perfeito entre os aromas e sabores;
  • Acertar o equilíbrio entre a bebida e o prato principal (ou o aperitivo);
  • Satisfazer o paladar do cliente por completo;

imagem blog chegou o verao 793 x 305 px 1 - Chegou o Verão: Gastronomia e Negócios!

Não é uma tarefa fácil, mas é o diferencial dos estabelecimentos que trabalham com essa especificidade dentro do seu cardápio.

Outro ponto que está ligado a este conceito é o grande aumento da produção de boas cervejas artesanais no Brasil, essas normalmente apresentam diferentes tipos de sabores e assim contribuem com a harmonização.

Além disso, é sempre gratificante valorizarmos os produtos fabricados em nossa região.

Quando o estabelecimento se propõe a trabalhar com marcas locais, além de dar visibilidade às pequenas empresas, ele aumenta o seu mix de opções e diga-se de passagem: os turistas procuram por esse diferencial e aprovam!

Observação: Para a refrigeração das cervejas artesanais o expositor de bebidas não precisa alcançar temperaturas negativas, na verdade elas devem ser refrigeradas entre 0 a 4°C, salvo algumas exceções.

Enfim, a gastronomia vai muito além da culinária, ela é cultura, é comportamento e é gestão, e planejar estratégias para se chegar a bons resultados é fundamental.

Aproveitem as inúmeras possibilidades que o verão oferece a todo momento e foquem as energias nas oportunidades e bons negócios!

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais, todos os dias, com dicas e curiosidades do mundo da gastronomia, além de receitas deliciosas. Acesse nosso site para acompanhar as melhores opções em equipamentos de aço inox: www.lojabrazil.com.br

Até semana que vem!