Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Cardápios Restritivos – Como introduzi-los em seu restaurante

Oferecer um cardápio restritivo passou a ser indispensável para qualquer negócio. Separamos algumas dicas para aplicar no seu restaurante!

Atualmente, muito tem se falado a respeito de restrições, alergias e intolerâncias alimentares. Junto a tudo isso, vem crescendo também, a conscientização por uma alimentação mais saudável e balanceada. Se antes era normal não encontrar opções especiais em um cardápio, hoje o estabelecimento que não oferece opções a determinados grupos alimentares, fica para trás na corrida por um posicionamento perante a concorrência.

Faz-se então, muito necessário que o restaurante esteja sempre se atualizando e reinventando, contudo, sem perder sua identidade. Dessa forma, ter no cardápio do seu estabelecimento opções que atendam esse público, há muito tempo deixou de ser um diferencial e passou a ser indispensável para qualquer negócio.

Hoje em dia, dietas restritivas estão cada vez mais em voga, seja por intolerâncias alimentares ou por opção pessoal. Independentemente do motivo que for, ter uma restrição alimentar não é sinônimo de limitação no paladar. Com a crescente do mundo fitness e a busca das pessoas por opções cada vez mais saudáveis, diversos estabelecimentos estão focados em atender esse público que visa aliar sabor com segurança. Assim se adaptando à realidade de milhares de brasileiros.

Para introduzir opções restritivas em seu menu é preciso planejamento

  • Antes de mais nada, deve-se definir qual o tipo de público que o seu restaurante quer alcançar.
  • Após definida essa questão, é hora de partir para a escolha dos novos pratos. Sendo assim, um bom nutricionista pode ser um grande aliado nesta escolha.
  • Pense nos insumos, nos temperos e no modo de preparo: quanto mais natural, maiores as chances de agradar e validar o produto. Para quem está iniciando, duas a três opções especiais já são o suficiente para agradar a clientela.

Com a definição dos pratos vem a otimização dos processos

  • Criar uma ficha técnica para cada menu facilita a manter o padrão dentro da cozinha.
  • Ter o passo a passo e as quantidades de cada ingredientes anotadas auxilia na economia na hora de fazer as compras necessárias, diminuindo ainda as chances de que os funcionários se atrapalhem ou se percam na hora de explicar e preparar os mesmos.

NOTA: Processos bem definidos são chaves para o sucesso.

Processos estabelecidos, é chegada a hora de pôr os novos menus em teste

  • Avalie a aceitação dos novos pratos, comece ofertando menores quantidades e aumente a produção de acordo com a demanda.
  • Faça pesquisa de satisfação e mantenha o relacionamento com seu público, a opinião do seu cliente será sempre primordial na hora da tomada de decisões.

imagem blog cardapios restritivos satisfacao 793 x 305 px - Cardápios Restritivos - Como introduzi-los em seu restaurante

Na hora de oferecer a opção restritiva ao seu cliente, seja claro e objetivo, sempre deixando transparente a relação de ingredientes utilizados no preparo do prato. Isso se faz necessário porque a confiança no estabelecimento é um grande diferencial nesse momento.

Um cardápio mais saudável é tendência e veio para ficar, as pessoas estão cada vez mais dispostas a pagar mais caro por uma boa refeição, pois entenderam a importância de uma boa alimentação.

Proporcionar opções de cardápios restritivos ao seu cliente, é mais do que oferecer alimentos diferenciados, é proporcionar uma agradável e verdadeira experiência, uma vez que, quem sofre com restrições alimentares nem sempre consegue comer bem fora de casa. Sendo assim, aderir ao menu especial aumentará o seu público e te colocará um passo à frente nesse mercado tão competitivo, agregando valor e acessibilidade ao seu restaurante.

Faça parte dessa crescente que se preocupa cada vez mais com a saúde. Se planeje, estude, sigas as dicas e se prepare para receber cada vez mais pessoas em seu estabelecimento.

Dica de ouro: Deixe seu cardápio ainda mais especial incluindo nele a opção de leitura em braille. A leitura em braille é uma maneira inclusiva e que garante a acessibilidade de muitos.

imagem blog cardapios restritivos braille 793 x 305 px - Cardápios Restritivos - Como introduzi-los em seu restaurante

Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro das novidades e tendências do setor da gastronomia, acesse o site da Loja Brazil e inscreva-se na nossa newsletter. Acompanhe também nossas redes sociais!