Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Como oferecer um cardápio vegetariano de qualidade

Descubra algumas dicas para começar a incluir essa opção de alimentos para os seus clientes vegetarianos nesse artigo

Atualmente, muito tem se discutido a respeito de restrições e dietas alimentares. Com a Crescente demanda por opções vegetarianas e veganas, muitos restaurantes estão procurando incluir essas opções vegetarianas em seus cardápios, além da conscientização por uma alimentação mais Saudável.

Dessa forma, ter no cardápio do seu estabelecimento opções que atendam esse público, há muito tempo deixou de ser diferencial e passou a ser um item indispensável para qualquer negócio.

montar opcao de cardapio vegetariano - Como oferecer um cardápio vegetariano de qualidade

Se você está buscando dicas e sugestões sobre como montar um cardápio vegetariano, aqui estão algumas ideias para começar!

1°) Planejamento

É importante que o consumidor vegetariano sinta-se importante e contemplado por seu restaurante, percebendo que vários pratos que ali estão sendo oferecidos, foram pensados exatamente nele e na sua demanda, e não que existe apenas uma ou duas opções que atendam suas necessidades.

Diante disso, a primeira dica é: ofereça uma variedade de opções – é importante ter uma ampla gama de opções vegetarianas para atender a diferentes paladares e necessidades nutricionais. Isso inclui saladas, sanduíches, pratos principais e sobremesas.

Organização e Planejamento são palavras de ordem na elaboração do cardápio de qualquer restaurante!

2°) Procedência e Qualidade

montar opcao de cardapio vegetariano 02 - Como oferecer um cardápio vegetariano de qualidade

Tão importante quanto planejar e oferecer diversidade de opções Vegetarianas, é garantir a qualidade dos produtos oferecidos.

Os motivos pelos quais os vegetarianos decidem optar por essa dieta podem ser os mais diversos – questões ideológicas, de ética, em defesa do meio ambiente e animais ou simplesmente questões de saúde.

Mas seja qual for a motivação, um fator é comum para todos: a preocupação com a procedência do alimento.

Estar atento aos fornecedores e à qualidade dos produtos do estabelecimento é uma regra que deve ser seguida com atenção independente das circunstâncias por qualquer restaurante.

No que diz respeito aos ingredientes vegetarianos, isso é ainda mais importante: é indispensável que os alimentos sejam frescos – em sua maioria verduras, que estragam e perdem seus valores nutricionais rapidamente, quando comparados com outros alimentos.

Por esse motivo, priorize a qualidade dos produtos e trabalhe sempre com bons fornecedores.

3°) Criatividade

Caprichar no tempero é muito importante – além de diminuir a dosagem de sódio, confere um sabor extra. Nos pratos vegetarianos, não é diferente. Preocupe-se sempre em dar sabor à sua comida, e invista em pratos quentes – é importante que os vegetarianos tenham opções saborosas além da salada, sobretudo no inverno.

Não esqueça também, de deixar em aberto a opção de inserir ou retirar ingredientes dos pratos tradicionais do restante no cardápio. E claro, seja criativo na elaboração: a restrição de alguns ingredientes não limita a possibilidade de criação de diversos pratos.

As proteínas vegetais são um componente crucial de uma dieta equilibrada, ofereça diversidades de opções para que os clientes possam escolher o que melhor atende às suas necessidades.

Os vegetais são uma importante fonte de Nutrientes, dispor uma variedade de cores garante que os clientes recebam uma ampla gama de nutrientes. Alguns exemplos incluem brócolis, couve-flor, cenoura, abóbora, pimentão e tomate.

Adicionar diferentes sabores e texturas às suas opções vegetarianas ajuda a torná-las mais atraentes e satisfatórias, utilize temperos, ervas frescas, molhos, frutas secas e nozes.

Além de opções vegetarianas, considere incluir opções veganas, que não incluem produtos de origem animal, como ovos, leite e mel.

Por fim, criar receitas exclusivas e inovadoras com ingredientes vegetarianos ajuda a destacar sua criatividade e oferecer aos clientes opções únicas e saborosas. Seja criativo com receitas!

4°) Apresentação

montar opcao de cardapio vegetariano 04 - Como oferecer um cardápio vegetariano de qualidade

É importante realizar o planejamento dos pratos a serem servidos, observando sua variedade no cardápio e primando sempre pela qualidade e procedência dos ingredientes.

Mas além de todos esses super cuidados, é essencial que os pratos vegetarianos tenham visibilidade: seja em sua distribuição do buffet – quando se tratar de self-service, ou na divulgação do cardápio – quando o serviço for à la carte, escolhendo sempre Rechaurds em Aço Inox.

No self-service, é recomendável separar apenas um espaço para todas as opções vegetarianas, para que as pessoas encaminhem-se diretamente para essas opções de maneira facilitada.

No caso do cardápio físico – à la carte, criar uma seção apenas para esse fim, também deixará a escolha dos pratos muito mais viável para os clientes.

Lembre-se de que, ao criar um cardápio vegetariano, é importante certificar-se de que as opções sejam equilibradas e ofereçam uma ampla gama de nutrientes. Além disso, tenha em mente as preferências de seus clientes e esteja sempre disposto a ouvir Sugestões e Feedbacks.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de assinar nossa NewsLetter e fique por dentro das novidades do setor gastronômico. E não esqueça de nos seguir nas Redes Sociais!

Acesse o site da Loja Brazil e conheça os melhores equipamentos gastronômicos em aço inoxidável para seu estabelecimento. São Bancadas Aço Inox, Pias Aço Inox, Estantes e Prateleiras em Aço Inox, Carrinho de Serviço em aço Inox, além da possibilidade de projetos sob medida.

Melhores Equipamentos em Aço Inox