Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Capital de giro para seu restaurante

As contas e despesas precisam ser pagas, o capital de giro é fundamental para manter o ciclo de produção do restaurante. Se o capital de giro for insuficiente, seu controle financeiro estará em risco, o que impossibilitará a resolução de despesas inesperadas ou recessões.

Capital de giro é o valor utilizado para pagar as despesas operacionais e garantir o funcionamento da empresa, agregando aos recursos, saldos monetários e bancários que podem ser convertidos em capital. Refere-se ao que a empresa pode utilizar para cumprir compromissos de curto prazo e garantir a continuidade de suas operações.

As contas e despesas precisam ser pagas, o capital de giro é fundamental para manter o ciclo de produção do restaurante. Se o capital de giro for insuficiente, seu controle financeiro estará em risco, o que impossibilitará a resolução de despesas inesperadas ou recessões.

O capital de giro é a diferença da entrada e saída, ou seja, todo o valor disponível para ser usado. Não podemos negar que ele afeta diretamente a situação financeira de uma organização. Afinal, essa receita pode garantir o pagamento de fornecedores e salários ou despesas operacionais.

• Planejamento e precificação
Muitos varejistas estão endividados por falta de planejamento, quando a programação não acontece como esperado, seu capital de giro se esgota. O ideal é liquidar as vendas apenas onde as condições de pagamento são definidas como receita.

As empresas possuem capital de giro devido a economia. Portanto, não é apropriado antecipar compras de insumos sem análise. Sempre que houver gastos, não considerar o faturamento como o dinheiro restante, mas sim o valor que será reposto ao longo do mês. Em outras palavras, quanto maior for o gasto, mais retorno em relação a vendas devem acontecer.

A gestão insuficiente do capital de giro fará com que o caixa comece a diminuir, dificultando o pagamento de contas pendentes. Um dos principais motivos pode ser a precificação indevida. Na verdade, quando o preço aplicado é inferior ao preço ideal, haverá despesas ao invés de lucros. Em contra partida, quando o preço está alto, haverá perda de vendas e aumento do risco de não pagamento das despesas em aberto.

• Controle financeiro e fluxo de caixa
Um problema comum das empresas é a incapacidade de manter um fluxo de caixa detalhado e preciso nas previsões futuras. Na verdade, esta é a ferramenta inicial para entender o que realmente constitui uma reserva de recursos necessários para suprirem os gastos.

Para garantir uma análise financeira mais precisa e melhorar a tomada de decisões, é primordial controlar o fluxo de caixa, ele é o responsável por registrar e monitorar todas as entradas e saídas que ocorrem na empresa. No entanto, deve-se atentar para registrar tudo corretamente.

Compreender e aplicar boas práticas para manter o fluxo de caixa e realizar um bom controle de estoque, é de suma importância. Isso porque os alimentos, que são os principais insumos de um restaurante estão sujeitos a se deteriorarem, e seu uso deve seguir o prazo de validade. Vale lembrar também que, o controle financeiro envolve impostos a pagar e outras questões complexas, mais organizadas se gerenciadas por um contador.

• Gestão de estoque
Custos adicionais de armazenamento e tempo de inatividade, são características predominantes referentes ao excesso de estoque, resultando negativamente no capital de giro. Ao mesmo tempo, a falta de estoque também é prejudicial, pois poderá interromper as vendas por falta de insumos.

Saber exatamente quais produtos estão no depósito, definir o estoque mínimo e máximo e monitorar o desempenho das vendas de produtos pode ajudar a manter o estoque organizado. Se não houver muita demanda, não há necessidade de muitos insumos armazenados.

Atentar-se a quais pratos dificilmente são vendidos para realizar ações como corte ou promoção e oferecer descontos no prato, é uma forma de aumentar as vendas.

• Negociar prazos com fornecedores
Esta é uma etapa essencial no controle de capital de giro, sendo possível melhorar os termos e condições de pagamento das faturas. A abordagem ideal é usar prazos de pagamentos mais curtos para os clientes, quando o fornecedor expirar, haverá mais caixa disponível, o que reduz o risco de não cumprimento dessas obrigações.

Além disso, vale a pena renegociar dívidas pendentes e evitar empréstimos, tentar baixar as taxas de juros o máximo possível, porque estas também irão absorver parte do capital de giro. Negociar com fornecedores mais antigos, buscando prorrogações e só pagar à vista se o desconto obtido for superior ao custo de reposição daquele valor.

• Cálculo do capital de giro
Ter um bom planejamento, controle de finanças, contar com bons fornecedores, armazenar corretamente o estoque evitando desperdícios, são garantias de um negócio próspero. Depois de entender como funciona o capital de giro, é importante entender seu método de cálculo.

Passivo circulante: representa as dívidas e obrigações de empresas registradas e terceiros, sejam eles parceiros de negócios, bancos ou governos, pagamentos de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais, folha de pagamentos de colaboradores, impostos e contribuições e distribuição de lucro entre sócios.

Ativo circulante: são contas registradas da empresa, crédito e direitos de propriedades. Eles podem incluir números de estoque (produtos acabados ou matérias-primas), bens (equipamentos e imóveis) e ativos financeiros, como investimentos ou contas a receber.

Para calcular corretamente o capital de giro líquido (CGL), é preciso subtrair o passivo circulante (PC) do ativo circulante (AC).

CGL = AC – PC

Reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços em restaurantes são alguns dos desafios. É vital para a indústria de alimentos não perder a qualidade dos seus serviços. Isso porque em restaurantes, oferecer pratos diversificados pode aumentar a base de clientes.

Pronto! Agora que você já sabe como funciona o capital de giro, ficou mais fácil ter sucesso no seu negócio. Fique por dentro das novidades do setor gastronômico, acompanhando nossas redes sociais e visitando o site Loja Brazil.