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Como cadastrar o seu restaurante no iFood (e aumentar as vendas)?

Neste post, vamos falar sobre como cadastrar seu restaurante no iFood, líder do mercado brasileiro, e como isso pode impactar nas suas vendas. Acompanhe!

Cada aplicativo que surge traz consigo facilidades que alteram nossas vidas e a maneira como consumimos produtos e serviços. Um bom exemplo são os apps para pedidos de comida, que ajudaram a impulsionar o mercado de alimentação.

De acordo com um levantamento feito pelo Guiabolso, o brasileiro gasta, hoje, mais do que 7% do seu orçamento com aplicativos para pedir comida – ficando atrás apenas dos apps de transporte.

Com cada vez mais opções à disposição do consumidor, mais e mais estabelecimentos optam por se inserirem nessas plataformas em busca de expandir sua base de clientes e aumentar sua receita.

Neste post, vamos falar sobre como cadastrar seu restaurante no iFood, líder do mercado brasileiro, e como isso pode impactar nas suas vendas. Acompanhe!

Por que cadastrar o seu restaurante no iFood

O iFood é o principal aplicativo de pedidos da América Latina, atuando também em países como Colômbia, Argentina e México. Somente no Brasil, a food tech chegou à marca de 12,6 milhões de usuários cadastrados em mais de 500 cidades, reunindo mais de 66 mil restaurantes.

Somente no mês de março de 2019, o iFood processou 17,4 milhões de pedidos, uma alta de 130% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A média de pedidos chega a mais de 550 mil por dia.

Dados como esses mostram a dimensão e a penetração do iFood junto ao consumidor brasileiro, criando oportunidades de mercado valiosas para todo o tipo de restaurante.

Do ponto de vista do usuário, o aplicativo permite que a pesquisa seja direcionada de acordo com o gosto e o bolso de cada um. É possível navegar livremente pelo menu de cada estabelecimento, conferindo preços, avaliações e comentários de outros clientes.

O app também valoriza a qualidade e incentiva a melhora no serviço ao listar os restaurantes de acordo com as notas dos usuários, em ordem decrescente.

Como fazer o cadastro do meu restaurante no iFood?

cadastrar seu restaurante no ifood 01 - Como cadastrar o seu restaurante no iFood (e aumentar as vendas)?

No iFood, o cadastro é feito totalmente online, por meio do aplicativo ou do site da empresa, em um processo bastante desburocratizado. Tenha em mente que, para isso, é obrigatório que o estabelecimento já possua um CNPJ.

Veja o passo a passo de como cadastrar seu restaurante no iFood:

1. Acesse restaurante.ifood.com.br e preencha as informações requisitadas: nome do restaurante, e-mail e celular.

2. Na página seguinte, preencha o formulário com as informações relativas ao estabelecimento, como CNPJ, razão social, endereço etc.

Nesta etapa também é preciso selecionar a especialidade do restaurante (pizza, lanches, comida japonesa, italiana etc.) e se possui ou não serviço de entrega.

3. No próximo passo, será apresentado o plano disponível para o seu negócio de acordo com a opção de entrega selecionada. Hoje, o iFood trabalha com duas modalidades distintas: iFood Básico e iFood Entrega.

No plano Básico, o restaurante é responsável pela entrega dos pedidos. É cobrada uma mensalidade de R$ 100 e uma taxa de 12% sobre o valor de cada pedido. Além disso, são cobrados 3,5% para pagamentos feitos pelo app.

No plano Entrega, o iFood disponibiliza seus entregadores e se responsabiliza pela entrega ao cliente. A mensalidade é de R$ 130 e a taxa sobre cada pedido é de 27%.

4. O próximo passo é a assinatura do contrato digital, enviado pela empresa por e-mail. Uma vez aprovado, é necessário configurar as demais informações do restaurante, como formas de pagamento, horário de atendimento, cardápio etc.

5. Na última etapa, o iFood entrará em contato para auxiliar na configuração Gestor de Pedidos, que deve ser instalado no computador da empresa. Tudo pronto!

Como conseguir mais vendas para o meu restaurante por meio do iFood?

Uma vez cadastrado, é hora de otimizar o perfil do seu restaurante no aplicativo.

O primeiro passo é cadastrar detalhadamente cada item do cardápio. Certifique-se de adicionar a descrição detalhada dos ingredientes. Lembre-se de que os usuários não têm como interagir e fazer perguntas, portanto tenha certeza de que está tudo muito claro, especialmente por conta de clientes com intolerâncias, alergias e restrições alimentares.

Em seguida, adicione boas fotos de cada um dos pratos. Para quem não conhece o seu restaurante, a aparência dos preparos é fundamental para chamar a atenção do consumidor e convencê-lo a comprar.

Outro ponto importante é a organização. Na hora cadastrar o cardápio, certifique-se de quem ele segue uma lógica e que a lista esteja bem organizada: entrada, saladas, pratos principais, sobremesas e bebidas.

Abra uma exceção apenas para os pratos mais vendidos e com mais apelo ao público, destacando-os no topo da lista. Isso porque o layout do aplicativo faz com que os clientes rolem a página de cima para baixo. Por isso, são grandes as chances de muitos clientes, no momento da fome, comprarem as primeiras opções que visualizarem.

Por fim, certifique-se de oferecer facilidades ao usuários, como taxas de entrega acessíveis, tempo de espera reduzido e variedade de opções de pagamento.

Outros apps de delivery de comida que você também pode testar

cadastrar seu restaurante no ifood 02 - Como cadastrar o seu restaurante no iFood (e aumentar as vendas)?

Agora que você sabe como cadastrar seu restaurante no iFood e como utilizar a plataforma para vender mais, vamos conhecer um pouco mais sobre as alternativas que o mercado oferece.

Como comentamos, o iFood é líder absoluto do mercado e é a opção mais recomendada para quem deseja ampliar seu público. Porém, hoje, no Brasil, existem diversas opções de apps, com diferentes taxas e propostas.

Algumas opções são:

Delivery Much

Concorrente direto do iFood, o aplicativo funciona nos mesmos moldes. Está presente em mais de 180 cidades em 18 estados diferentes.

Uber Eats

Recentemente integrado ao aplicativo de transporte, o Uber Eats utiliza a própria frota de motoristas para realizar a entrega dos pedidos, além de entregadores com bicicletas. Assim como o Uber, o pagamento é feito dentro do próprio app e tem a vantagem de contar com uma enorme rede de usuários.

Rappi

O Rappi tem uma proposta diferente, pois não é um aplicativo exclusivo para entrega de comida. Pela plataforma, é possível pedir itens de supermercados, farmácias, padarias e até saque de dinheiro. Recentemente, a empresa recebeu um aporte de US$ 1 bilhão e deve crescer ainda mais.

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