Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Benefícios do uso do aço inoxidável em cozinhas profissionais

Tempo estimado para leitura: 2 minutos

Aço inox: Higiene, Praticidade e durabilidade para sua cozinha profissional

Planejando quais tipos de materiais usar numa cozinha profissional? Pense na utilização do Aço Inoxidável.

kitchen stainless steel

 

Uso do Aço Inoxidável em Cozinhas Profissionais

Está em dúvida sobre quais materiais utilizar nas mesas e bancadas de sua cozinha profissional? Neste artigo vamos abordar as vantagens do uso do aço inoxidável em projetos para cozinhas profissionais como instrumento de garantia para a qualidade na manipulação dos alimentos.

O aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo que apresenta grande resistência à corrosão, ao impacto e à abrasão, além de grande durabilidade. É 100% reciclável e possui baixo custo de manutenção. Sua utilização em itens domésticos (como talheres, panelas, geladeiras e fogões) é bastante conhecida por apresentar uma superfície que dificulta o acúmulo de bactérias. Por este mesmo motivo ele também é muito utilizado em instalações de cozinhas profissionais.

O que dizem os órgãos sanitários nacionais e internacionais?

Órgãos sanitários nacionais e internacionais indicam a utilização de materiais como o aço inoxidável por oferecerem maior segurança quando em contato com o alimento, não transmitindo substâncias tóxicas, odores ou gosto, além uma maior durabilidade e facilitar a limpeza.

De acordo com a vigilância sanitária, as superfícies utilizadas nas bancadas de apoio e manipulação devem ser lisas e livres de buracos, fendas ou rachaduras. Deve-se evitar o uso da madeira e outros materiais que não possam ser adequadamente limpos e desinfetados. Também deve-se evitar o uso de determinados metais sempre que houver possibilidade do contato entre eles e os alimentos provocar a corrosão.

A escolha do material das superfícies sobre as quais são preparados os alimentos é muito importante para que esta não se torne um campo de proliferação de bactérias, e a superfície lisa do aço inoxidável impede a penetração de micro-organismos causadores de inúmeras doenças adquiridas por ingestão de alimentos contaminados durante seu processo de produção e distribuição.

Além disso, a utilização de mesas e bancadas em aço inoxidável reduz os índices de quebra de louças e danos de utensílios em geral. Diferente das peças em mármore ou granito, as chapas de aço inoxidável têm capacidade de absorção de choques e impactos instantâneos por sua maior elasticidade.

Qual o tamanho ideal da bancada de aço inoxidável?

Seguindo algumas normas da vigilância sanitária, para as mesas e bancadas de manipulação, o ideal é que sejam construídas em chapa de aço inoxidável, com espessura mínima de 1 mm, acabamento polido fosco, largura de 70 cm e altura entre 80 e 90 cm. Também devem ter as pernas em aço inoxidável e de forma tubular, para que sejam eliminados os cantos nos quais pode haver acúmulo de sujeira.

A solução!

Dessa forma, o uso do aço inoxidável nos projetos de cozinhas profissionais se apresenta, não só como uma solução para o cumprimento das normas sanitárias, mas também contribui com a necessidade de equipamentos mais duráveis e de fácil manuseio e conservação.

E caso você tenha mais alguma dúvida que não tenha sido respondida nesse artigo, não hesite em nos questionar nos comentários. ?