Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Benefícios do uso do aço inoxidável em cozinhas profissionais

Tempo estimado para leitura: 2 minutos

Aço inox: Higiene, Praticidade e durabilidade para sua cozinha profissional

Planejando quais tipos de materiais usar numa cozinha profissional? Pense na utilização do Aço Inoxidável.

kitchen stainless steel 1024x685 - Benefícios do uso do aço inoxidável em cozinhas profissionais

 

Uso do Aço Inoxidável em Cozinhas Profissionais

Está em dúvida sobre quais materiais utilizar nas mesas e bancadas de sua cozinha profissional? Neste artigo vamos abordar as vantagens do uso do aço inoxidável em projetos para cozinhas profissionais como instrumento de garantia para a qualidade na manipulação dos alimentos.

O aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo que apresenta grande resistência à corrosão, ao impacto e à abrasão, além de grande durabilidade. É 100% reciclável e possui baixo custo de manutenção. Sua utilização em itens domésticos (como talheres, panelas, geladeiras e fogões) é bastante conhecida por apresentar uma superfície que dificulta o acúmulo de bactérias. Por este mesmo motivo ele também é muito utilizado em instalações de cozinhas profissionais.

O que dizem os órgãos sanitários nacionais e internacionais?

Órgãos sanitários nacionais e internacionais indicam a utilização de materiais como o aço inoxidável por oferecerem maior segurança quando em contato com o alimento, não transmitindo substâncias tóxicas, odores ou gosto, além uma maior durabilidade e facilitar a limpeza.

De acordo com a vigilância sanitária, as superfícies utilizadas nas bancadas de apoio e manipulação devem ser lisas e livres de buracos, fendas ou rachaduras. Deve-se evitar o uso da madeira e outros materiais que não possam ser adequadamente limpos e desinfetados. Também deve-se evitar o uso de determinados metais sempre que houver possibilidade do contato entre eles e os alimentos provocar a corrosão.

A escolha do material das superfícies sobre as quais são preparados os alimentos é muito importante para que esta não se torne um campo de proliferação de bactérias, e a superfície lisa do aço inoxidável impede a penetração de micro-organismos causadores de inúmeras doenças adquiridas por ingestão de alimentos contaminados durante seu processo de produção e distribuição.

Além disso, a utilização de mesas e bancadas em aço inoxidável reduz os índices de quebra de louças e danos de utensílios em geral. Diferente das peças em mármore ou granito, as chapas de aço inoxidável têm capacidade de absorção de choques e impactos instantâneos por sua maior elasticidade.

Qual o tamanho ideal da bancada de aço inoxidável?

Seguindo algumas normas da vigilância sanitária, para as mesas e bancadas de manipulação, o ideal é que sejam construídas em chapa de aço inoxidável, com espessura mínima de 1 mm, acabamento polido fosco, largura de 70 cm e altura entre 80 e 90 cm. Também devem ter as pernas em aço inoxidável e de forma tubular, para que sejam eliminados os cantos nos quais pode haver acúmulo de sujeira.

A solução!

Dessa forma, o uso do aço inoxidável nos projetos de cozinhas profissionais se apresenta, não só como uma solução para o cumprimento das normas sanitárias, mas também contribui com a necessidade de equipamentos mais duráveis e de fácil manuseio e conservação.

E caso você tenha mais alguma dúvida que não tenha sido respondida nesse artigo, não hesite em nos questionar nos comentários. ?