Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

A Importância em Responder Avaliações de Clientes

Você sabe a importância do feedback do seu público para o sucesso do seu empreendimento? Entenda como lidar com esse importante aspecto.

Você sabe a importância do feedback do seu público para o sucesso do seu empreendimento? Hoje, vamos falar sobre este importante aspecto para a manutenção do sucesso da sua empresa.

Assim como é importante realizar pesquisas de satisfação para estar constantemente alinhado com as expectativas que seus clientes depositam nos seus produtos com relação à realidade efetivamente experimentada por eles, é também interagir de forma ativa a essas avaliações – de nada adianta métricas bem feitas, índices de qualidade periódicos e estatísticas do serviço prestado pela sua empresa se seu cliente não sentir que as observações feitas por ele foram respondidas e adaptadas na realidade do seu negócio.

O capital de giro é a diferença da entrada e saída, ou seja, todo o valor disponível para ser usado. Não podemos negar que ele afeta diretamente a situação financeira de uma organização. Afinal, essa receita pode garantir o pagamento de fornecedores e salários ou despesas operacionais.

Poucas coisas fazem seu cliente se sentir tão confortável no seu estabelecimento quanto a sensação de que uma sugestão feita por ele, por exemplo, foi atendida. Esse tipo de atitude gera identificação, o que por conseguinte fará com que ele e sua família queiram sempre consumir seu produto – gerando, dessa forma, vínculo e pertencimento.

Por essa razão, sempre que receber um feedback, atente-se em responder de forma direta e mais personalizada possível àquela demanda.

Como responder as avaliações dos clientes?

  • Em caso de críticas, seja solícito em recebê-las e comprometa-se sempre em tentar melhorar;
  • Em caso de elogios, expresse gratidão à mensagem recebida e demonstre a importância que a opinião daquele cliente tem para você e seu negócio;
  • Ao receber dúvidas, seja atencioso e não hesite em responder de forma clara e objetiva a todas as perguntas feitas;
  • Em caso de sugestões, se mostrar interessado em ouvir tudo que seu cliente tem a dizer e, na medida do possível, implementar as dicas dadas por ele, fará com que ele se sinta importante para o estabelecimento – essa é uma das estratégias mais interessantes de fidelização, a propósito.

imagem blog avaliacoes clientes 793 x 305 px - A Importância em Responder Avaliações de Clientes

Por tudo isso, construa uma boa relação com sua clientela e, acima de tudo, mantenha-a: deixe seus canais de comunicação sempre abertos para o contato com o público e, no que diz respeito às redes sociais, tente interagir respondendo a todos os comentários possíveis – essa é uma importante forma de demonstrar interesse pelo que seu (potencial) cliente tem a dizer.

Lembre-se sempre que, fazer com que seu público veja em você a preocupação pelo que ele tem a dizer, fará com que ele sempre queira voltar. É de extrema importância que cada cliente se sinta validado e que sua reclamação está sendo ouvida e entendida por você.

O cliente sempre tem razão

Agir com sabedoria diante das interações do público é primordial, sobretudo nas situações de críticas e insatisfações. Se dirigir ao consumidor com inteligência pode ser um grande diferencial a seu favor: em primeiro lugar, independente da circunstância, esteja do lado do cliente – afinal, ainda que você não esteja 100% de acordo com o que ele tem a dizer, recorde-se da máxima de que, “o cliente tem sempre razão”.

A linguagem e tipo de comunicação

A mensagem que você e seu estabelecimento querem transmitir aos seus clientes, pode ser mais ou menos eficiente, dependendo da linguagem e tipo de comunicação que você decidir adotar. Todas as falas dele tem uma motivação e causa por trás, entender cada uma delas e saber como geri-las é indispensável para lidar com as suas consequências.

imagem blog avaliacoes clientes 2 793 x 305 px - A Importância em Responder Avaliações de Clientes

Continue nos acompanhando aqui no Blog, e nas nossas Redes Sociais. Para encontrar produtos gastronômicos de qualidade, acesse o site da Loja Brazil, clicando no botão abaixo:

Site Loja Brazil