Gerenciamento de restaurantes
Você já decidiu: vai abrir o seu restaurante. Esse é o seu sonho, uma forma de ter mais segurança financeira e oferecer conforto para sua família.
Mas lembre-se que o gerenciamento de restaurantes não é uma tarefa simples.
Para ter sucesso você precisa analisar diferentes aspectos.
Por exemplo: já pensou que a administração de um restaurante envolve gestão do estoque, atendimento ao cliente, serviço ao consumidor, compra de matérias-primas, entre outros elementos?
No post de hoje, vamos mostrar a você as 6 práticas fundamentais para você fazer um bom gerenciamento de restaurantes.
Então, que tal conhecer essas dicas? Continue lendo!
Gerenciamento de restaurantes: o que considerar
Os empreendimentos alimentícios são uma faca de dois gumes.
Ao mesmo tempo em que têm uma sobrevivência difícil no mercado devido à concorrência e às características do próprio negócio, eles podem trazer alta rentabilidade.
Por isso, se essa é a sua aposta, continue em frente! Mas tome alguns cuidados.
É preciso fazer um bom planejamento, conhecer sobre estratégias de precificação e lidar com algumas situações complicadas.
Para não ter mais prejuízos e saber como definir seu preço de venda clique aqui.
- Faça o planejamento do negócio
A gestão de um restaurante requer a realização de um planejamento.
Em outras palavras, você precisa ter um plano de negócios. Esse documento deve contar com os seguintes itens:
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Missão
É a chamada razão de ser da empresa, ou seja, porque ela existe e quais contribuições deve trazer para a sociedade.
Por exemplo: sua missão pode ser servir alimentos de qualidade com agilidade e cordialidade, focando na satisfação do consumidor;
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Análise dos clientes
Apresenta um resumo do público-alvo, o personagem que representa a maioria dos clientes.
Para chegar a essa conclusão é preciso conhecer algumas informações sobre os consumidores, como faixa etária, gênero, tipo de trabalho, renda média mensal, escolaridade, local em que moram, hábitos de consumo etc.
Por exemplo: mulheres que trabalham nas empresas da região, têm entre 25 e 40 anos, renda média de R$ 4 mil e ensino superior completo;
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Análise dos concorrentes
É a identificação de outros restaurantes da região que podem impactar os resultados do seu negócio.
É preciso identificar quem eles são, onde estão, a qualidade da comida, o preço cobrado, as condições de pagamento, entre outras informações.
Por exemplo: se o seu concorrente fornece desconto para os empregados de uma empresa ele tem uma vantagem. Por outro lado, se a sua comida for melhor, os clientes podem preferi-la;
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Análise dos fornecedores
Determinam a qualidade dos produtos utilizados.
Faça um levantamento a respeito de fornecedores de móveis, matéria-prima, utensílios, embalagens etc.;
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Plano financeiro
Deve considerar os investimentos fixos (bens adquiridos para que o restaurante funcione), capital de giro (dinheiro reservado para o funcionamento do negócio) e investimentos pré-operacionais (gastos realizados antes da abertura do restaurante, relativos a instalação elétrica, pintura, ajustes etc.);
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Estimativa de faturamento
Deve considerar o preço dos concorrentes diretos e quanto os clientes pretendem pagar para comer no seu restaurante.
Fazer essa previsão de faturamento não é tão simples. Para isso, é preciso compreender melhor como funciona a precificação.
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- Entenda sobre precificação
A precificação do serviço pode ser a diferença entre ter lucro ou prejuízo no final do mês. Existem alguns métodos de precificação. Veja:
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Precificação baseada na concorrência
Os produtos têm o valor mais alto praticado no mercado.
Por exemplo: se você vender refrigerantes, pode cobrar até R$ 4 a lata, porque esse ainda é um preço aceitável;
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preço de custo do produto
A ideia é verificar quanto o produto custou para você e agregar uma margem de lucro.
Por exemplo: se você compra a mesma lata de refrigerante por R$ 1, pode acrescentar uma margem de lucro de 300% para cobrar R$ 4;
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Precificação baseada na demanda
Os preços são definidos de acordo com o valor percebido pelos consumidores.
Por exemplo: se você oferecer um buffet por quilo e a sua comida tiver qualidade alta e produtos diferenciados, pode cobrar R$ 70/kg. Agora, se a comida for mais simples, precisa baixar para R$ 45/kg.
Para você saber quais são os valores corretos para o seu restaurante, baixe essa Planilha de Precificação de Pratos e Informações Nutricionais.
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- Faça um fluxo de caixa
Outro ponto que fundamental no gerenciamento de restaurantes é uma gestão eficiente, de acompanhamento próximo, especialmente quando se trata da parte de finanças.
Você deve fazer um fluxo de caixa diário, semanal e mensal.
Esse instrumento deve apresentar todas as entradas e saídas de recursos e poderá indicar períodos de sazonalidade, a necessidade de aumentar o capital de giro ou a possibilidade de ampliar o negócio.
Vale a pena lembrar que o fluxo de caixa de restaurantes é um pouco mais complexo. No entanto, aproveite para analisar os desperdícios e ver o que pode ser cortado.
- Conte com um sistema de gestão
Os softwares de gestão podem fazer a diferença na gestão do seu restaurante.
Você pode utilizar um ponto de venda (PDV) ou optar por um ERP (Enterprise Resource Planning, ou gerenciamento de recursos da empresa).
A segunda opção tem a vantagem de integrar diferentes dados e permitir que você acesse todas as informações em um só local, facilitando o gerenciamento do restaurante.
- Atualize seu menu regularmente
A manutenção do mesmo menu sempre é bastante enfadonha para os clientes e também pode ocasionar o aumento dos preços da alimentação.
Aproveite a oportunidade para rever o cardápio e alterar os pratos.
Assim, pode manter os preços baixos e os lucros altos.
- Preste atenção ao cliente
Sabe aquela máxima de que o cliente sempre tem razão? Isso é um fato.
Você deve sempre ouvir o consumidor e aceitar as sugestões de melhoria no gerenciamento do seu restaurante.
A manifestação pode ocorrer por meio de um formulário escrito ou em uma conversa.
De qualquer modo, esteja aberto às críticas, mostre-se atencioso e pense no que pode ser modificado.
Uma dica interessante é fazer uma análise do prato.
Por exemplo: se no dia foi oferecido frango frito e muitos clientes deixaram de comer esse alimento, provavelmente é porque estava faltando qualidade.
Outra opção é medir a rejeição pelo peso do lixo.
Estabeleça uma meta, por exemplo, de 25 gramas por cliente. O que passar disso indica problema de qualidade.
Entendeu quais são os pontos fundamentais para fazer um bom gerenciamento de restaurantes?
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