Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

5 Técnicas de como afiar Facas

Utilizar a faca adequada facilita o corte e oferece maior precisão.

Utilizar a faca adequada facilita o corte e oferece maior precisão. Além disso, ao ser utilizada adequadamente, sua vida útil é prolongada, a limpeza é facilitada e a afiação se mantém por mais tempo.

Antes de ensinarmos como afiar faca, precisamos entender que há uma pequena diferença entre os termos “afiar” e “amolar”, embora utilizados como sinônimos.

Afiar facas consiste em remover o metal da lâmina para obter novamente o fio de corte. Por outro lado, amolar faca é colocar o fio cortante no lugar certo, apenas desentortando os possíveis “dentinhos” e ondulações que aparecem na lâmina.

Agora, se você está pensando que vai aprender a afiar facas apenas utilizando métodos convencionais, precisamos dizer que vamos te surpreender. Isso porque, apesar de serem muito eficientes, as técnicas para afiar essa ferramenta usando pedras, chairas, esmeril, lima, afiador, não estão acessíveis a todos.

A seguir 5 técnicas de como afiar facas.

Como afiar faca com cerâmica

Todo mundo tem uma sugestão para amolar facas, muitas dicas aparecem na internet e prometem deixar seus utensílios de corte perfeitos e prontos para serem usados novamente. Mas será que uma simples caneca de cerâmica é suficiente para devolver o ponto de corte da sua faca? Sim… A resposta é sim!

O processo é bem simples, consiste em molhar a lâmina de sua faca e passá-la, da ponta até o final do corte, no fundo da caneca. O contorno, normalmente áspero do fundo desses recipientes de cerâmica, funcionam como um atrito para a lâmina, que fica afiada em questão de segundos.

Como afiar faca com chaira

A chaira não amola a faca, mas assenta o fio, o que faz o utensílio ter uma vida útil maior. Tem por função alinhar o fio quando se passa a borda da lâmina corretamente em sua haste.

Esse passo a passo de como afiar faca com chaira para garantir uma boa manutenção consiste em segurar o chaira verticalmente sobre uma superfície antiderrapante, com a outra mão pegar a faca e posicionar encostando na chaira. Deslize a faca de cima para baixo, com o movimento começando pela parte da faca mais próxima do cabo e deslizando até a ponta da faca, em um ângulo de 20º. Repita o movimento dos dois lados, sendo o mesmo número de movimentos feito de cada lado, até afiar a faca.

Como afiar faca com lima

A lima é usada justamente para afiar superfícies metálicas, ela tem várias linhas na diagonal com dentes, que servem para desbastar de acordo com o movimento realizado. É importante evitar fazer o movimento vai e vem com a lima, pois como os dentes dela estão pra cima, ao forçar a ferramenta para trás, eles acabam perdendo o corte.

Para afiar faca com lima é necessário apoiar a faca em uma superfície lisa, passar a lima por toda a lâmina da faca, começando pelo punho, até a ponta, repetir o mesmo processo do outro lado da lâmina até ter um ótimo corte.

Como afiar faca na pedra

Afiar utilizando a pedra é ideal para facas que estão completamente sem fio e é a técnica mais usada por quem pretende manter as facas em perfeito estado. Devido ao seu material resistente, fica muito mais prático criar um fio cortante durante o processo.

No passo a passo, começamos deixando a pedra em um recipiente com água por 5 minutos. A pedra tem dois lados, um mais poroso e outro lado mais fino – o lado mais fino que é o indicado para afiar a faca. Pegue a faca e deslize por toda a pedra em um ângulo de 30°. Comece pelo lado mais perto do cabo e vai deslizando pela pedra até a ponta da faca. Repita este processo dos dois lados.

Como afiar faca com lixa
Afiar faca com lixa não é tão indicado quanto os demais já mencionados. A lixa geralmente é utilizada para a finalização no processo de afiar a faca na pedra. Mas se a opção for apenas a lixa, é importante saber como usar.

Será necessário, colocar a lixa em cima de uma superfície firme, passar a faca pela lixa nos dois lados várias vezes e ir se atentando ao corte desejado. Não ficará com o corte perfeito, mas pode ajudar.

Por mais que seja fácil afiar faca em casa, o recomendado é não fazer isso toda hora. Para evitar que a faca fique sem corte, utilize-a para cortar apenas alimentos e nunca utilize o lado verde da bucha na hora de higienizá-la.

Vale lembrar: Ao terminar de afiar a faca, independente do procedimento utilizado, lave-a para tirar os resíduos de aço que se soltam durante todo processo.

Se esse assunto te interessa, confira também:

13.07 1024x510 - 5 Técnicas de como afiar Facas
Guia do Chef: A escolha das Facas

Gostou do conteúdo? Fique por dentro do universo da gastronomia, nos siga nas redes sociais e confira nossos produtos em Aço Inox acessando www.lojabrazil.com.br.