Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

5 Dicas para aumentar o lucro do seu Restaurante

Aumentar o lucro, com certeza é a principal meta de proprietários de restaurantes.

Aumentar o lucro, com certeza é a principal meta de proprietários de restaurantes. Afinal, é isso que garante a saúde financeira do empreendimento. Além disso, com mais lucro, é possível investir em melhorias e no crescimento do estabelecimento.

Pequenas estratégias possuem o poder de influenciar a decisão de compra do cliente. A seguir, destacamos 5 dicas simples que podem auxiliar no aumento do lucro de seu restaurante.

1 Fazer promoções

Não há dúvidas de que promoções ajudam a aumentar o volume de vendas do seu restaurante. A tendência de um cliente comprar um item ou mais promocionais é muito alta.

As promoções podem ser temporais, como em datas comemorativas. Porém, é possível inovar pensando em soluções estratégicas, como por exemplo: outubro rosa – beneficiando as mulheres, novembro azul – para homens, descontos progressivos – onde quanto mais compra mais desconto terá, ou seja, além das promoções comuns, pensar em novas possibilidades para atrair os clientes.

Outra dica importante, é dar preferência para promoções que valorizem a fidelidade do cliente ou o aumento de saídas dos pratos. Preocupar-se em como divulgar essas promoções utilizando as redes sociais, devido ao alcance ser muito maior, é essencial.

Também podem ser criadas promoções permanentes, como combos e kits. Dessa forma, o cliente é impulsionado a comprar mais, aumentando o ticket médio e o lucro. Fazer o cliente pagar um valor extra para receber uma maior porção de algum produto, diferente do que originalmente seria pedido.

Instigar o consumidor a querer estar em seu estabelecimento ou conhecer seus produtos é o principal. Talvez seja necessário oferecer algumas vantagens de preço para os clientes, sem tirar do seu lucro, pelo contrário, com o intuito de aumentá-lo. Você pode pensar na precificação de itens para um combo, oferecendo algum desconto para a compra do kit completo.

Todos os processos dentro do restaurante devem ser entendidos como um ciclo, já que todos os procedimentos devem estar acontecendo ao mesmo tempo, para promover o aumento de vendas e consequentemente sua lucratividade. Além disso, as técnicas para oferecimento de promoções e preços podem e devem ser utilizadas tanto para atendimento interno quanto delivery.

Leia também > Ideia de promoções para lanchonetes: veja como fazer as suas!

2 Divulgação nas redes sociais e internet

O trabalho de conteúdo, redes sociais e internet, é hoje a melhor das estratégias. As redes sociais e a internet são as principais formas de atrair clientes e prospectar vendas, além de, proporcionar uma capacidade maior no alcance de diversos consumidores.

É preciso entregar conteúdo de qualidade para os futuros clientes. Como o segmento de alimentação é bastante diversificado, pode-se abranger uma variedade de publicações:

• Ensinar receitas;01.12 1024x464 - 5 Dicas para aumentar o lucro do seu Restaurante
• Fotos reais dos seus produtos;
• Mostrar os bastidores;
• História do estabelecimento;
• Apresentar a equipe;
• Falar sobre os ingredientes;
• Divulgar fornecedores parceiros;
• Dicas de higienização dos alimentos;
• Dicas de segurança alimentar.

Enquanto você ganha reputação nos buscadores, é necessário treinar sua equipe para que ajudem a divulgar o estabelecimento, com o intuito de aumentar as vendas. E, no mundo digital, quanto mais presença melhor.

Leia também > Adapte-se: Invista em uma estratégia multicanal!

 

3 Cardápio de encher os olhos

O cardápio deve cumprir com o objetivo de ajudar a comunicar. Quando um cliente vai fazer o pedido quer saber o que é o prato, sua composição e o preço. Seja em sua versão impressa ou digital, o cardápio é uma ferramenta indispensável no processo de vendas.

Para criar um cardápio separado por sequência, os pratos geralmente são ordenados por continuidade, como:

• Aperitivo;
• Entrada;
• Prato principal;
• Carnes;
• Sobremesas;
• Bebidas.

As imagens adicionadas ajudam a ilustrar o que está sendo oferecido e precisam ser de boa qualidade representando se não fielmente, porém, o mais próximo daquilo que é vendido efetivamente. As fotos têm uma capacidade enorme de influenciar o pedido final do cliente.

Com toda a certeza, discriminar todos os ingredientes leva tempo, porém é de extrema importância, já que existem pessoas com restrições alimentares, intolerâncias ou alérgicas a determinados alimentos. As descrições dos produtos também fazem toda a diferença em relação as vendas.

Leia também > Cardápios restritivos – Como introduzi-los em seu restaurante

14196ok 1024x609 - 5 Dicas para aumentar o lucro do seu Restaurante

4 Pratos mais acessíveis e menos opções

Os pratos mais caros podem ser usados para destacar os mais acessíveis, colocando-os sempre no início do cardápio e os mais em conta do meio para o fim. Assim, cria-se uma percepção de compra mais vantajosa para o cliente.

Quando o cliente tem muitas opções para escolher, pode acabar desistindo de comprar. Com excesso de opções, ele se sente paralisado e pressionado. Sendo assim, ter uma quantidade menor de pratos no cardápio pode ajudá-lo a comprar mais e com agilidade.

5 Delivery

As vendas por delivery cresceram consideravelmente nos últimos meses. Disponibilizar meios para que as refeições sejam em casa, tornou-se a principal ferramenta de bares e restaurantes para superar as dificuldades. Por isso, ter um canal de vendas digital é essencial para o seu delivery lucrar mais.

No delivery, a entrega deve ser bem planejada, não é apenas a qualidade dos alimentos que deve ser considerada, mas também a dinâmica de entrega, treinamento da equipe, embalagem, temperatura dos alimentos, comunicação com os clientes etc., é uma experiência em que os restaurantes ou bares têm a obrigação de torná-la a mais agradável possível, com a intenção de fidelizar clientes.

16.03 - 5 Dicas para aumentar o lucro do seu Restaurante

Uma das principais vantagens do delivery precisa ser a eficiência em relação as entregas. No delivery as entregas são feitas por pessoas comuns, que utilizam seus próprios meios de transporte como locomoção e têm as mesmas preocupações que os demais consumidores na prevenção ao contágio do novo coronavírus.

A COVID-19 tem feito grandes mudanças e adaptações na indústria de restaurantes. O ano de 2020 nos mostrou que, por meio de adaptação e inovação, a indústria pode permanecer resiliente mesmo durante uma pandemia.

Essas são pequenas estratégias, porém, com grandes perspectivas no aumento do lucro do seu restaurante.

Quer ficar por dentro das novidades do setor gastronômico? Acompanhe nossas redes sociais e conheça nossos produtos acessando o site Loja Brazil.

Essas são dicas simples, porém fundamentais.

Aproveite os conteúdos do nosso blog: 😊 Como alavancar as vendas do seu restaurante.

Para conferir o equipamentos em aço inox, acesse Loja Brazil e nos acompanhe em nossas redes sociais!