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5 Dicas de Como Motivar a Equipe de uma Cozinha de Restaurante

A motivação das equipes é comprovadamente um dos fatores que mais influenciam na produtividade dos colaboradores e nos lucros da empresa.

A motivação das equipes é um grande fator a se levar em consideração em qualquer empresa. É comprovadamente um dos fatores que mais influenciam na produtividade dos colaboradores e, consequentemente, nos lucros da empresa.

No restaurante, essa realidade não é diferente. O sucesso de um estabelecimento depende, em grande parte, da equipe que o compõe. Cozinheiros, garçons e auxiliares são o coração de qualquer restaurante.

Fazer algumas indagações a respeito do seu estabelecimento ajudarão a entender os funcionários e as medidas a se tomar:

  • “O que fazer para motivar minha equipe?”
  • “Como motivar minha equipe de trabalho?”
  • “Como incentivar a minha equipe de funcionários?”

Contar com funcionários motivados, que se sintam valorizados e importantes dentro do negócio, é essencial para garantir um serviço de qualidade, que satisfaça as exigências dos clientes e ajude a alcançar as metas traçadas pela própria empresa.

Como motivar a equipe de uma cozinha de restaurante? A seguir 5 dicas que irão deixar sua equipe motivada e produtiva!

1. Orientação

Superioridade não combina com o trabalho dos profissionais a serem seguidos. A orientação não se resume ao fato de uma pessoa estar acima da outra, está relacionada ao acolhimento e palavras de incentivo, para tornar o serviço melhor, são ações sobre pessoas e como melhorar a produção como um todo.

Saber como se comunicar com a equipe da cozinha mesmo depois de um erro, falar com calma, explicar o porquê deve ser de outro jeito e ter tempo para escutar o que a pessoa tem a falar, é o primeiro passo para o bom entendimento com a equipe. Muitas vezes, é falta de informação ou alguma falha no processo que faz com que, para agilizar, os preceitos das boas práticas de fabricação sejam ignorados.

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Seja em conversas em grupo, individuais ou por escrito, é importante que o supervisor evite assumir uma postura defensiva e se disponha a ouvir o que os colaboradores têm a dizer e, se for o caso, resolver quaisquer problemas o mais rapidamente possível.

2. Correção

Caso a orientação não tenha os resultados esperados e as mesmas atitudes continuem a acontecer, é chegada a hora de uma correção, porém, ela deve ser realizada no privado, apenas com o funcionário em questão e sem plateias.

Chame em sua sala, converse com calma e assim como na orientação – escute o que o outro tem a dizer. Muitos fatores podem influenciar nas ações dos membros da equipe, problemas particulares ou até mesmo não concordar com alguma questão em relação a liderança no ambiente de trabalho.

Importante ressaltar que o objetivo é a harmonia entre a equipe, buscar feedbacks que possam dar sugestões e insights para melhorar o ambiente de trabalho, a relação entre os funcionários e, consequentemente, sua motivação.

3. Reconhecimento

Diferente das correções que devem ser feitas no privado, o reconhecimento pelo bom trabalho deve ser em público, tornando tudo ainda mais emocionante. As pessoas adoram ser valorizadas e amam receber elogios por algo bem feito. Não restrinja o reconhecimento, faça isso com frequência e verá que a equipe se sentirá motivada em dar o seu melhor.

Boa parte do sucesso em motivar equipes passa por um tratamento igualitário de todos os funcionários. Favoritismos e inconsistências ao lidar com diferentes membros do time geram desequilíbrios e alimentam um sentimento de impotência que acaba por desmotivar a equipe e desestruturar o ambiente.

Por isso, cabe ao gestor fazer com que todos se sintam reconhecidos e saibam que são parte essencial no dia a dia da sua cozinha, sabendo reconhecer seus esforços e méritos.

4. Interação

Lidar com pessoas requer muitas virtudes e criatividade, para que seu funcionário não se volte contra você. É criando aliados e parcerias que a cultura organizacional funciona bem e se torna um motor do bom desenvolvimento.

Colaboradores que interagem bem entre si definitivamente possuem mais motivação para enfrentar o dia a dia da cozinha. Afinal, uma dose de alto astral e bom humor inspiram muitos a ter um bom dia. A motivação, por sua vez, está relacionada à produtividade, permitindo que os serviços tenham um bom desempenho no prazo estipulado.

Caso contrário, em uma atmosfera de hostilidade e sobrecarga, os membros da equipe parecem estar agindo por obrigação e não se importando realmente com os relacionamentos.

Além de afetar a saúde mental e o desempenho, também prejudica a imagem da empresa e carrega um estigma negativo no mercado. É claro que manter um clima agradável depende da cooperação de todos os envolvidos. No entanto, existem algumas ações simples, mas muito eficazes, que as empresas podem realizar para ajudar os funcionários a interagir.

Disseminar intrigas para que as pessoas interajam entre si, por meio de ações como:

  • amigo secreto no natal;
  • datas comemorativas;
  • happy hour;
  • festas de aniversário, ou seja, eventos que unem as pessoas, sem seus uniformes.

5. Treinamentos

Capacitar seus funcionários é outra excelente forma de motivar equipes. Quando os colaboradores sentem que a empresa zela por seu desenvolvimento profissional, eles se sentem mais valorizados e tendem a se engajar ainda mais com suas atividades e com os objetivos traçados.

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Além disso, profissionais mais bem capacitados exercem melhor suas funções e entregam ao cliente um serviço de melhor qualidade, impactando diretamente na imagem e no sucesso do estabelecimento.

Saber motivar uma equipe de cozinha não é tarefa fácil. Tem muita gente em um só lugar, fechados, sentindo calor, fazendo um trabalho cansativo. Trabalhar na cozinha é árduo, não é o glamour dos reality shows.

Por essa razão, tornar o ambiente de trabalho um lugar mais agradável, fazer com que as pessoas se identifiquem com a empresa, unir a equipe e fazer com que cada pessoa dentro da cozinha entenda e valorize seu papel ali, são ações imprescindíveis para a qualidade de trabalho.

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