Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Ideias para pizzaria: 15 ideias para você dobrar as vendas!

Ideias de Marketing criativo para o seu negócio

A pizza é um dos alimentos mais consumidos no mundo.

E no Brasil isso não é diferente: somos o segundo país que mais consome pizzas em todo o planeta, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, no Brasil, são produzidas mais de 1 milhão de pizzas por dia!

Esses dados mostram o potencial que esse mercado tem no País e como investir em pizzarias segue sendo uma excelente opção para quem deseja empreender no ramo de alimentos e bebidas.

No entanto, uma vez que o negócio está montado, é preciso muito esforço para se destacar e manter as vendas em alta.

Afinal, a concorrência é grande: são mais de 36 mil pizzarias espalhadas por todo o Brasil e, para vencer a concorrência, é preciso investir nas estratégias certas.

Pensando nisso, separamos 15 ideias para ajudar você a alavancar as vendas da sua  pizzaria.

Confira!

1. Monte um plano de negócios

Montar um plano de negócios detalhado é o ponto de partida fundamental para qualquer empresa que deseja ter sucesso no mercado.

Antes mesmo abrir a sua pizzaria, é preciso ir atrás de uma série de informações relevantes, que servirão de norte para os seus próximos passos.

Um dos passos mais importantes é um estudo de viabilidade econômica.

Qual o investimento necessário para a abertura da empresa?

Qual o capital de giro para manter o funcionamento da pizzaria nos primeiros meses?

Quais serão as despesas fixas para manter o estabelecimento aberto?

É fundamental ter essas informações na ponta do lápis antes de prosseguir.

Outro ponto importante é entender o mercado em que você irá atuar.

Pesquise o perfil de consumo da região em que você pensa em instalar o estabelecimento, estude a concorrência e defina bem o seu público-alvo.

Com todas essas informações em mãos, analise que diferenciais podem ser oferecidos e como a sua pizzaria pode se destacar das outras e conquistar a preferência da clientela.

2. Diversão na pizzaria

Todo mundo gosta de competir; imagine como você se beneficiaria promovendo uma competição ou atividades na sua pizzaria. Você poderia ter um concurso para ver quem consegue comer mais pizza em um período de tempo específico.

Ou que tal convidar pessoas para assar suas próprias pizzas e premiar o melhor? Assim é possível criar um nível de diversão que irá manter a sua marca no topo da mente de todos.

3. Surpreenda apoiando eventos sem fins lucrativos

Envolver-se com a comunidade local promoverá uma boa exposição por um custo relativamente baixo.

Que tal envolver-se com aquela Organização Sem Fins Lucrativos ou Associação de Moradores do seu bairro?

Promova uma noite em que uma porcentagem de todas as vendas será doada. Assim você contribui para um mundo melhor e ainda promove a sua marca.

Você ainda pode distribuir panfletos ou cupons especiais para promover o evento e aumentar suas vendas.

4. Seja uma pizzaria kid-friendly

Se o ambiente é ideal para as crianças, logo, as famílias vão ficar por um bom tempo.

Aposte em playgrounds, sala de jogos, desenhos animados e brinquedos.

Com certeza seu estabelecimento ficará na boca da criançada.

Claro, para isso, é necessário contar com uma equipe de monitores capacitados para cuidar dos pequenos.

E caso sua pizzaria disponha de amplo espaço ao ar livre, você pode revolucionar ainda mais e se tornar pet-friendly!

5. Fidelize os caçadores de desconto

Os chamados Caçadores de Desconto são aqueles clientes passageiros, que só aparecem em promoções.

Muitas empresas acreditam que a técnica de cuponagem traz um efeito negativo, deixando o cliente mal acostumado, pois, em vez de o consumidor ser fiel à empresa, ele se torna fiel aos descontos.

Entretanto, é importante lembrar que clientes só se tornam fiéis após conhecerem o seu estabelecimento. E, muitas vezes, é por meio das promoções que isso acontece.

Por isso, aposte em ofertas especiais que atraiam o público.

Promoções temáticas ou sazonais, ou ainda descontos para datas especiais são uma boa "desculpa" para oferecer preços mais baixos aos clientes.

6. Use e abuse dos descontos

Seguindo a dica anterior, cupons que oferecem um valor real de desconto podem impulsionar as vendas quando utilizados corretamente.

Para criar uma boa estratégia para cupons, faça pesquisas, tente identificar e localizar o que chamaria atenção e o que atrairia potenciais clientes.

Nessa estratégia vale descontos em valor, pizzas ‘grátis’, coberturas de bônus, borda recheada grátis etc.

Se você quiser apenas testar o mercado diretamente, imprima cupons de diferentes tipos e, em seguida, avalie qual obteve melhor desempenho.

Outra alternativa é divulgar os cupons junto a sites e marcas confiáveis.

Além de atrair o público, essa é uma excelente oportunidade para fechar parcerias que podem ser benéficas no futuro.

7. Conquiste novos públicos

Que tal oferecer tipos diferentes de massas, como integrais, sem glúten ou veganas?

Hoje, é super comum encontrar pessoas com alguma restrição alimentar e, às vezes, as soluções são super simples, como a simples troca ou remoção de um ingrediente da receita, sem custos adicionais.

Por isso, faça experimentos!

Para esse tipo de cliente, é sempre uma grata surpresa encontrar um estabelecimento que ofereça algo que atenda às suas restrições e se preocupe com o que eles podem consumir.

Além disso, às vezes, para se diferenciar, você tem que fazer algo diferente do que seus concorrentes estão fazendo.

Isso pode significar começar um serviço de entrega com uma área de cobertura mais ampla, alterar o horário de funcionamento, oferecer um serviço de pedidos online ou até mesmo melhorar a experiência do cliente na fila de espera!

8. Roleta da sorte

Clientes adoram ser recompensados e a estratégia da roleta é simples: o cliente vai à sua pizzaria, consome e, no momento do pagamento, o atendente traz uma roleta e, em seguida, o consumidor escolhe um número da sorte.

Caso ele acerte, não pagará a conta.

Caso a bolinha pare em números específicos, você pode dar descontos no próximo pedido.

9. #PizzaStop

Algumas empresas estrangeiras apostam nas ações de degustação em pontos movimentados da cidade, como supermercados, shoppings e até mesmo avenidas e semáforos.

Pequenos pedaços de pizza são entregues aos clientes em embalagens.

A ideia é divulgar a qualidade do seu produto a um público completamente diverso e aleatório, contribuindo para o boca a boca e ajudando na divulgação do negócio – especialmente para estabelecimentos recém-abertos.

10. Seja magnético

Quando as pessoas estão com muita fome e não sabem o que comer elas costumam visitar a geladeira inúmeras vezes.

Essa é a sua chance de estar lá, na geladeira do cliente, com um número de telefone à mão.

Além de ajudar aqueles clientes que precisam de um jantar de emergência, ímãs de geladeira são uma ótima ideia para pizzarias que desejam oferecer brindes e trabalhar a fidelização do público.

11. Envolva seu cliente

Incite o seu consumidor a interagir com o seu estabelecimento por meio das mídias sociais, por meio de check-ins, avaliações no Facebook, Google, Instagram e Tripadvisor.

Além de ser uma ótima opção para divulgar o local e atrair outros consumidores, quando você constrói relacionamentos com as pessoas, elas estarão mais propensas a voltar à sua pizzaria.

12. Fique próximo do cliente

Mantenha os cadastros dos clientes e use-os para promover ou lembrar que a sua empresa existe. Envie mensagens por WhatsApp, SMS ou e-mail com promoções e novidades – sempre com autorização do cliente, é claro.

Entre em contato com aqueles clientes que compraram apenas uma vez, busque um feedback e diga que o seu estabelecimento está buscando a cada dia novas formas de atendê-lo cada vez melhor.

Seja cordial e nunca retruque o cliente. Agradeça cada crítica e avaliação que receber – e, quem sabe, ofereça um desconto para a próxima compra.

13. Tenha ideias de promoções criativas para pizzaria

Aproveite as estações do ano, datas comemorativas e feriados.

Qualquer época é válida para promoções criativas para pizzaria.

Promoções não devem ser apenas para atrair novos consumidores, mas também para aumentar o ticket médio.

Além disso, elas são uma boa forma de recompensar os clientes fiéis, para que eles continuem relacionados à empresa.

Já pensou em criar uma promoção especial para os clientes que mais gostam do seu trabalho?

Um cartão de fidelidade, por exemplo.

14. Aposte no material gráfico

Já pensou em utilizar anúncios em caixa de pizza?

Você pode colocar um anúncio de outro serviço, como uma parceria.

Algumas empresas podem até pagar para anunciar nas suas embalagens e, assim, reduzir os seus custos.

15. Ideias de ações rápidas para sua pizzaria

  • Borda recheada ou molho extra grátis.
  • Cartão de fidelidade: junte “x” cupons ou imãs de geladeira e troque por uma pizza.
  • Compre uma média + “x” valor e leve uma grande
  • Compre uma pizza gigante e ganhe uma pequena.
  • Um dia da semana com todos os sabores pelo mesmo preço.
  • Refrigerante grátis na retirada da pizza no estabelecimento.
  • Entrega gratuita até determinado horário.
  • Desconto para pedidos feitos até determinado horário.
  • Combos para promover novos produtos.

Extra: alavanque as vendas com o Marketing para pizzarias!

O marketing é aliado de todos os tipos de restaurantes, inclusive pizzarias. Atualmente, que vivemos o tempo todo conectados, é fundamental utilizar essas ferramentas tecnológicas a favor do seu negócio e investir em estratégias de marketing para a sua pizzaria.

Separamos as principais:

Redes sociais

Você não precisa estar em todos os lugares, mas faça uma pesquisa e perceba onde seus clientes costumam estar: Facebook? Instagram? Twitter? Avalie a mídia que melhor atenda o seu público e invista nela.

Algumas ações nas redes sociais que costumam fazer sucesso com o público:

  • Postar fotos e vídeos bem feitos dos pratos;
  • Fazer promoções e sorteios que estimulem curtidas e compartilhamentos;
  • Interagir com os usuários, respondendo comentários, avaliações e mensagens privadas;
  • Explorar tendências e conteúdos virais.

Site

Apesar do uso crescente das redes sociais, ter uma página para sua pizzaria é fundamental para quem deseja ser encontrado pelo público.

Por isso, invista em um site funcional, responsivo e organizado, que forneça ao cliente as principais informações referentes ao cardápio, formas de contato, horário de funcionamento, localização, história e também fotos do ambiente.

Se seu estabelecimento atende por delivery, é ainda mais importante disponibilizar um cardápio digital e a opção de o cliente fazer pedidos diretamente pelo site.

WhatsApp Business

Essa ferramenta permite não só a interação direta com os clientes (inclusive de forma automatizada), mas fornece a eles todas as informações referentes à empresa, como endereço, horário de funcionamento e descrição do negócio; tudo dentro do mesmo aplicativo.

Se você trabalha com delivery, por que não atender pedidos também feitos pelo WhatsApp?

Google Meu Negócio

Sabe aquele resultado em destaque, que aparece à direita da página do Google quando fazemos uma pesquisa? Trata-se de uma funcionalidade criada para empresas, que pode exibir o perfil da sua pizzaria baseado nos termos de pesquisa dos usuários, fazendo com que ele apareça também no Google Maps.

Sites de pedido

Se sua pizzaria faz entregas a domicílio, é essencial cadastrá-la em sites de pedidos, como iFood e Rappi. Além de ampliar o alcance do seu negócio, muitos clientes passam a conhecer os estabelecimentos da sua região acessando essas plataformas.

Gostou do texto?

Para ficar por dentro das nossas novidades e conteúdos, não se esqueça de curtir a página da Loja Brazil no Facebook!