Algo que precisamos levar em consideração, é que vender é uma arte e nem todos possuem essa habilidade de início, porém com muita dedicação, força de vontade, experiência dos anos e a concorrência, em diversas áreas do mercado, começamos a perceber que é possível se aperfeiçoar.
No artigo de hoje, vamos mostrar que para ter sucesso na arte de vendas é preciso conhecer seu público, diferenciando os tipos de clientes. Afinal, você sabe quais são os 10 principais tipos de clientes?
Quais os tipos de clientes?
A seguir, listamos 10 tipos bastante comuns de clientes e como identificá-los. Continue acompanhando!
- Indeciso;
- Decidido;
- Confuso;
- Especialista / Crítico;
- Apressado / Ansioso;
- Grosseiro;
- Negociador;
- Informal;
- Comunicativo;
- Não comunicativo;
Conhecer os tipos de clientes e saber a abordagem correta para cada um é fundamental para melhor atendê-los e isso ajuda no processo da decisão de compra.
1.Cliente Indeciso
Este é um dos tipos mais comuns de clientes. A principal característica de um cliente indeciso é que ele se sente inseguro para finalizar a compra. Ele pergunta várias vezes se o produto é o que ele precisa, se pode confiar na loja, se está na hora de fechar negócio e quais produtos são os melhores para ele.
A melhor maneira de abordar esse perfil é tentar mudar para o processo de tomada de decisão. Por exemplo, você pode demonstrar as vantagens de comprar aquele determinado produto. Dessa forma, transmitir confiança de que ele fará uma boa compra.
2. Cliente Decidido
Considerando todos os tipos de clientes, esta é provavelmente o mais próximo de uma venda concreta. Um cliente neste perfil, já sabe o que vai comprar, pois costuma pesquisar antes informações sobre o produto e os concorrentes. Então ele vai até sua loja para fechar negócio.
Nesse caso, é importante ficar atento para não fazer com que ele desista de comprar e procure a concorrência. Por isso, a melhor forma de lidar com o cliente decidido é explicar o produto de forma objetiva, não ter pressa em fechar negócio e deixar que ele decida quando finalizar a compra.
3.Cliente Confuso
Clientes confusos não conseguem se expressar objetivamente e ficam perdidos ao explicar o que precisam. A melhor forma de atendê-los é ter paciência e pedir para repetir o que falou. Faça algumas perguntas simples e tente entender o que ele está procurando.
Para ser mais objetivo, você deve limitar o número de opções com base no que sabe. Além disso, é importante transmitir segurança e credibilidade em todo o atendimento.
4.Cliente Especialista / Crítico
Um dos tipos mais complicados – os clientes especialistas sabem mais sobre o produto ou serviço do que a própria empresa. É alguém que pesquisou antes de entrar em contato e, além de conhecer os detalhes, cruzou várias referências.
Para atendê-lo, sinta-se seguro, conheça as informações do produto e evite dar a impressão de que ele sabe mais do que o próprio lojista. A principal característica deste perfil de cliente é que ele não aceita opiniões alheias e quer sempre provar que sabe mais.
Costumam reclamar de tudo de forma razoável e sem nenhum motivo específico. Portanto, dê toda a atenção que o cliente precisa, mas evite sempre entrar em discussões.
5.Cliente Apressado / Ansioso
A principal característica do cliente ansioso é que ele tem dificuldade em aguardar prazos, mesmo que tenham sido combinados durante a compra. Ele está sempre com pressa e quer entrega imediata.
A melhor forma de lidar com essa situação é estar sempre atento, mas cuidado para não ceder a todas as vontades dele. Por isso, atente-se às condições dos prazos acordados e procure antecipar o processo de entrega caso seja necessário e possível.
6.Cliente Grosseiro
Clientes grosseiros podem ter tido uma experiência ruim com a empresa e se sentirem injustiçados. Se o cliente especialista é complicado, o cliente grosseiro, não fica muito atrás.
A melhor forma de abordar esse perfil é tentar entender por que ele está sendo rude e, com base nisso, buscar formas de solucionar o problema.
Uma boa forma de lidar com isso é agir de forma concisa e sincera, sem deixar que a tensão tire o foco da situação.
7.Cliente Negociador
Esses clientes precisam de confirmação de que, de alguma forma, estão obtendo alguma vantagem ao fazer compras. Portanto, esteja aberto a negociações, caso o desconto seja inviável, explique a situação de forma que ele saiba que você se esforçou para conseguir o melhor negócio.
Uma alternativa para contornar a situação é oferecer produtos que estejam em promoção e assim não comprometer a qualidade dos demais produtos cobrando um preço muito baixo.
8.Cliente Informal
Os clientes informais são aqueles que chegam, se sentem à vontade e tratam o vendedor como um velho amigo.
Ao lidar com esses clientes, é importante que você não participe da liberdade que eles oferecem. Trate-o normalmente, com muita empatia e com comportamentos que norteiem a conversa apenas para o lado profissional.
9.Cliente Comunicativo
Geralmente os clientes comunicativos são alegres, amigáveis, sociáveis que adoram conversar. Isso retarda o processo de vendas, desviando tempo para atender outros clientes ou realizar outras tarefas.
Use a persuasão e o bom atendimento para convencê-los da compra, assim como ele, com uma boa comunicação, porém evite temas paralelos e traga os consumidores para conversas focadas na compra.
10.Cliente Não Comunicativo
Este cliente é o oposto do cliente comunicativo. Ele não se comunica e pode ser um mistério para quem for o atender. Usa poucas palavras, sendo assim será necessário observar atentamente suas expressões e gestos, e limitar cedo as opções disponíveis, com perguntas curtas ou do tipo “sim” ou “não”.
Antecipar as dúvidas, ser proativo e criar um leque de soluções previstas para tal situação irão deixar a venda mais fácil e assim um ambiente propício para uma venda bem-sucedida.
Depois de entender alguns tipos de clientes e formas de lidar com eles, você poderá melhorar ainda mais o seu atendimento. Tudo isso com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e com foco na Fidelização.
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